Em comunicado a que a Inforpress teve acesso, a Câmara Municipal da Praia, através do Pelouro da Cultura e das Economias Criativas, como forma de “melhor planificar e gerir o orçamento” disponível para o Carnaval 2019, informa que o processo de inscrição vai até o dia 21 de janeiro de 2019.

Poderão inscrever-se neste processo grupos oficiais, grupos de animação, escolas de ensino básico e jardins infantis, que participam do desfile de Carnaval na Avenida Cidade de Lisboa, sendo que para cada um desses escalões são aceites apenas seis grupos.

Cada grupo oficial, classificado como primeiro escalão, vai receber até 500 mil escudos, as escolas de ensino básico, o segundo escalão, vão receber até 300 mil contos cada, os jardins infantis, classificados como terceiro escalão, vão ter uma quantia de 100 mil escudos cada e cada grupo de animação, classificados como quarto escalão, vão receber 100 mil escudos.

Segundo a mesma fonte, o montante será distribuído após a assinatura de um termo de concessão e de forma periódica por tranches (para os escalões 1 e 2), mediante apresentação de justificativas da tranche anterior e assim sucessivamente.

Para efeitos de concessão de subsídios financeiros, só serão aceites inscrições de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, com histórico comprovado de participação nos desfiles de Carnaval há pelo menos três anos consecutivos e que estejam com os órgãos sociais e as prestações de contas estruturadas e em conformidade.

Os proponentes podem enviar até o dia 21 de janeiro a sua candidatura para a Direção de Cultura e Economias Criativas no parque 5 de julho, na Fazenda.