Fernanda Burgo adiantou, em entrevista à Inforpress, que o número de foliões do Baianas tem aumentado ano após ano e este ano, contam com a participação de 100 elementos, divididos em três alas e a maioria são jovens.

Daí, com mais participação jovem, a responsável disse acreditar que o carnaval do grupo terá “mais brilho, mais euforia e mais vivacidade”, mas que não estão colocando de lado, a essência pela qual o grupo surgiu, ou seja, como salientou, foi um grupo criado por pessoas adultas, e sem ser o prémio, levam em consideração a vivência da festa do Entrudo em si.

A esta altura, Fernanda Burgo garantiu que tudo já está delineado, desde o tema, a música, os trajes e andor.

Até porque, adiantou que os trajes de uma das alas já foram confeccionadas e este trabalho está sendo feito pelas próprias dirigentes do grupo.

Mas, realçou que tem sido um “desafio enorme”, pois além dos preparativos do carnaval, possuem responsabilidades profissionais, familiares, religiosos, entre outros que tentam conciliar, o que leva-as a ficar até a meia-noite a confeccionar as roupas.

Questionada sobre as dificuldades, ela apontou a aquisição dos materiais, pois na Brava não encontram nada para confeccionarem trajes, mas o problema financeiro segundo a mesma é o que mais afeta o grupo.

Avançou que até este momento não possuem nenhum apoio, estando a aguardar a ajuda que a câmara municipal oferece todos os anos e algum apoio dos membros emigrados para oferecerem um pequeno lanche aos foliões.

Sobre o tema, Fernanda Burgo disse que vai ser mantida ainda em segredo, assim como os trajes, “diferentemente” de outras ilhas que apresentam os temas e a música meses antes.

Na Brava, explicou que por vezes se for anunciado com antecedência há tendência para outros grupos fazerem a mesma coisa.

O grupo comemora este ano 23 anos de existência e promete trazer às ruas de Nova Sintra “muita folia” no dia 25 de Fevereiro.

De realçar que no ano 2019 o grupo Baianas foi o vencedor do carnaval na Brava.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.