Segundo uma nota da Txan Film Productions & Visual Arts, este filme gravado em Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, vai ser exibido durante os dias 17 e 21 deste mês, em Los Angeles, Califórnia, EUA e é o primeiro filme cabo-verdiano a ser nomeado nesta categoria para um prêmio em Hollywood.

“O último desejo do Vulcão”, um filme de 25 minutos, revela uma história baseada em factos reais, em que a narrativa se concentra na relação entre o antagonista e protagonista, o Sr. Musa-Maximiano, de 105 de idade e líder espiritual de sua aldeia, e seu neto Michel.

“Musa é o guardião responsável pela preservação da história e da cultura de sua aldeia e agora, às vésperas da celebração de seu aniversário e consciente que seu fim está próximo, ele deseja passar essa importante responsabilidade para seu neto Michel”, lê-se na sinopse do filme.

Ainda, o filme proporciona aos espectadores uma viagem inspiradora sobre a cultura e o legado do povo de Chã das Caldeiras, a vila mais atingida pela erupção vulcânica de 2014.

A primeira fase da rodagem do filme aconteceu entre finais de Novembro e início de Dezembro de 2018 e a segunda fase entre Julho e Agosto de 2019 em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, Cabo Verde.

O objectivo da “Txan Film”, segundo a mesma nota, é que este filme chegue ao público cabo-verdiano e no exterior, atraindo um público de todas as idades, etnias, culturas e classes sociais.

Também será enviado para o público global através da distribuição teatral e educacional pelos produtores da África, Austrália, Europa, Nova Zelândia, América do Norte e do Sul.

O mesmo está a concorrer em mais de 50 festivais internacionais de cinema e tem a sua estreia nacional agendada para Abril, começando por Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo.

A Txan Film Productions & Visual Arts foi fundada em Los Angeles, Califórnia, em fevereiro de 2005 pelo cineasta, director de fotografia e professor de artes visuais Guenny K. Pires, onde mais tarde se juntaram o escritor, editor, produtor Jeremy C. Gredone, o artista visual Vasco AR Pires e Cedric O’Bannon.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.