A Disney e a Lucasfilm desistiram de fazer um filme sobre o popular mercenário Boba Fett, pelo menos para os anos mais próximos.

Foi a própria Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, que deu a novidade a um jornalista da Entertainment Weekly durante um evento na quinta-feira à noite em Los Angeles. A informação foi confirmada posteriomente por outras publicações que acompanham Hollywood.

A grande prioridade, acrescentou Kennedy, é "The Mandalorian", série de dez episódios e um orçamento de 100 milhões de dólares para o serviço de streaming que a Disney irá lançar ainda em 2019.

A história escrita por Jon Favreau ("Homem de Ferro", "O Livro da Selva") irá abordar eventos que começam três anos após "O Regresso de Jedi" (1983), o último filme da primeira trilogia, e décadas antes do início de "O Despertar da Força" (2015), o primeiro da terceira trilogia.

Embora nunca tenha sido confirmado oficialmente pela Disney ou Lucafilm, vários projetos à volta de personagens emblemáticas de "Star Wars" estavam em preparação para o cinema. Os mais falados eram sobre Boba Fett, Obi-Wan Kenobi e Lando Calrissian.

No caso do primeiro, tinha sido escolhido James Mangold, realizador de "Logan" (2017) e "Walk the Line" (2005).

Notícias de que a Disney se viu forçada a "congelar" planos começaram a surgir após "Han Solo: Uma História de Star Wars", o segundo "spin-off" da saga (após "Rogue One") , ter dividido os críticos e ficado muito abaixo das expectativas nas bilheteiras.

Lançado em maio, o "spinoff" sobre a juventude do famoso contrabandista arrecadou 393 milhões de dólares a nível mundial, um valor aceitável para um "blockbuster" mas muito baixo num "evento Star Wars" e ainda mais quando o orçamento terá chegado aos 250 milhões (Ron Howard refilmou quase tudo após os realizadores Phil Lord e Christopher Miller serem despedidos) e mais 150 foram gastos em marketing.

Apenas alguns dias antes da estreia de "Han Solo", o TMZ avançara que o projeto sobre Obi-Wan Kenobi tinha definido um título ("Obi-Wan: A Star Wars Story"), enredo (o mestre Jedi interpretado por Ewan McGregor exilado em Tatooine como um eremita e secretamente a vigiar Luke Skywalker na infância), realizador (Stephen Daldry, o mesmo de "Billy Elliot" e "As Horas") e data para começar a rodagem (primavera de 2019).

Continuam os planos para uma nova trilogia do realizador Rian Johnson ("Os Últimos Jedi") e outra de David Benioff e DB Weiss ("A Guerra dos Tronos"), mas sem datas definidas. O último "Star Wars" confirmado no cinema é o "Episódio IX", conclusão da terceira trilogia, que estreia em dezembro de 2019.