A produção tem sido muito complicada, mas após a Sony ter assumido a partilha de custos com a Paramount, a trilogia cinematográfica dedicada a
Tintin parece ter voltado a entrar nos carris.

A última notícia é a de que a hilariante dupla de detectives
Dupond e Dupont irá ser interpretada por outra hilariante dupla de comediantes,
Simon Pegg e
Nick Frost, que brilharam juntos em sucessos como
«Shaun of the Dead» (que por cá, em DVD, teve o título de «Zombies Party – Uma Noite… de Morte») e
«Hot Fuzz – Esquadrão de Província».

Estão previstos três filmes baseados nas aventuras em BD de Tintin, criadas pelo belga Hergé, com
Steven Spielberg a realizar o primeiro e
Peter Jackson o segundo, estando a direcção do terceiro ainda por definir.

As fitas serão produzidas com total recurso à tecnologia de «motion capture» e a 3 Dimensões (como sucedeu com «Beowulf, por exemplo).

Andy Serkis está confirmado para o papel de Capitão Haddock, mas Thomas Sangster, anteriormente garantido como Tintin, teve de cancelar a sua participação por conflitos de agenda devido aos atrasos no início da rodagem.

A Universal, que arrancou com o projecto, acabou mais tarde por recusá-lo devido aos custos elevados de cada filme (135 milhões de dólares), e a trilogia está agora a ser financiada pela Paramount (que a distribuirá nos países anglófonos) e a Sony (que se encarregará da distribuição no resto do mundo). As filmagens deverão começar em Fevereiro para que o primeiro filme estreie ainda em 2010.

Tintin foi criado em 1929 por Hergé, pseudónimo de Georges Remi.

O autor belga seria responsável pelas 24 aventuras em BD do herói, que venderam mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-o um dos maiores ícones de papel do século XX.