A cidade da Praia recebe no próximo mês de março a mostra de filmes intitulada Cena. Trata-se de uma apresentação de filmes de autoria feminina e que é uma iniciativa da cabo-verdiana Chissana Magalhães.

Segundo nota, esta mostra pretende estimular e inspirar produções cinematográficas dirigidas por mulheres, com o propósito de “fazer da CENA um evento anual e de destaque na agenda cultural nacional”.

A CENA é uma mostra exclusiva de filmes de autoria feminina que pretende ser, em simultâneo, uma celebração da ousadia das mulheres que têm se dedicado a fazer cinema.

A iniciativa partiu da jornalista e escritora Chissana Magalhães que recentemente ficou em segundo lugar no concurso Centenário de Amílcar Cabral com o filme “Djassi”.

A primeira edição da CENA pretende homenagear a cineasta veterana Claire Andrade-Watkins, que é neta de cabo-verdianos e autora de filmes como ‘Some Kind of Funny Portoricans’, ‘Serenata de Amor’ e ‘Working the Boats: Masters of the Craft’.

O evento, que terá a duração de dois dias, vai contar com a exibição de filmes de sete mulheres, todas elas premiadas em competições no país e no exterior.

Para além das sessões de cinema, o programa vai contar com duas oficinas de produção cinematográfica destinadas a jovens mulheres e painéis de debate.

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.