Uma foto promocional de "X-Men: Apocalipse" usada em outdoors em Los Angeles e Nova Iorque está a gerar polémica por banalizar o tema da violência contra mulheres.

A publicidade mostra Mística , a personagem de Jennifer Lawrence, a ser estrangulada por Apocalipse, o vilão com milhares de anos interpretado por Oscar Isaac.

Em alguns locais, surge ainda o slogan "Só os fortes vão sobreviver".

Vários utilizadores do Twitter têm partilhado a imagem e comentários negativos, mas a atriz Rose McGowan tornou-se a figura mais mediática nas críticas.

"Existe um problema sério quando os homens e mulheres na 20th Century Fox [estúdio] pensam que a violência casual contra mulheres é a forma de promover um filme", explicou ao Hollywood Reporter.

"Não existe qualquer contexto no anúncio, apenas uma mulher a ser estrangulada. O facto de ninguém [no estúdio] ter notado isto é ofensivo e, francamente, estúpido."

A atriz de "À Prova de Morte" e "Planeta Terror" referiu ainda que a filha de um amigo reparou "na brutalidade deste odioso poster de 'X-Men'."

"As suas palavras: 'Pai, porque está este homem monstruoso a cometer violência contra uma mulher?' Isto de alguém com nove anos. Se ela pode ver, por que não a Fox?"

Jennifer McCleary-Sills, diretora do International Center for Research on Women (ICRW), uma organização não lucrativa que trabalha para promover a igualdade de géneros, também vê a imagem como problemática, embora perceba que algumas pessoas não tenham a mesma opinião por tratar-se de um filme de fantasia sobre violência onde homens e mulheres são guerreiros mutantes que lutam entre si em posições de igualdade.

Ainda assim, a imagem "pode ainda ter um efeito em qualquer pessoa que a veja", defende esta responsável.

"Podia escolher-se qualquer imagem de entre milhares, mas escolheu-se esta. Queriam chamar a atenção de quem e com que objetivo?", questionou.

A "impressionante imagem" recorda como a violência contra as mulheres é usada como padrão e "vista como sexy por todas as razões erradas."

Outras fontes ouvidas pelo Hollywood Reporter defendem a retirada dos outdoors.

"Imagens de violência contra mulheres são bastante normais no universo X-Men, que é bastante violento. O problema é que usar esta imagem fora de contexto e ser uma imagem que não é de natureza fantástica. Deixando de lado que Apocalipse e Mística parecem estrunfes, é apenas a imagem de um tipo grande a estrangular uma mulher mais pequena", referiu Devin Faraci, o editor-chefe do Birth.Movies.Death, um dos mais importantes e respeitados blogues americanos sobre cinema, notando que não se lembra de um exemplo de marketing semelhante com dois homens.

"É gratuito, é ofensivo de uma maneira completamente inútil. Ofensivo não é sempre necessariamente mau, mas isto é ofensivo (...) não serve qualquer objetivo e embora represente uma cena do filme, é também uma terrível representação do filme como um todo", defendeu por sua vez o escritor e editor Jay Edidin, um especialista do universo X-Men.