A saga "Star Wars" está fora da corrida dos Óscares numa das categorias mais emblemáticas: a música.

Segundo apurou a publicação Variety, depois do fiasco comercial, agora a banda sonora de "Han Solo: Uma História de Star Wars", da autoria de John Powell, foi desqualificada da corrida às estatuetas por causa de uma gafe burocrática: falhou o prazo-limite  de submissão na categoria até 15 de novembro.

Antes de serem anunciadas as nomeações para os Óscares em janeiro, existe um processo de bastidores em algumas das categorias que começa mais cedo.

No caso de Melhor Banda Sonora e Canção, os cerca de 300 membros do comité de Música da Academia de  Artes e Ciências Cinematográficas elegem 15 filmes finalistas em cada categoria usando um sistema de votação preferencial de todas as candidaturas validadas.

Numa segunda fase, chegam às respetivas cinco nomeações, com todos os membros da Academia a votarem a seguir para eleger os vencedores, que serão conhecidos durante a cerimónia.

Antes disso, os representantes do comité precisam confirmar se todas as candidaturas cumprem as regras das categorias, que vão desde desde os prazos até à confirmação se são trabalhos inéditos e se têm relevância artística nos respetivos filmes.

Por exemplo, a banda sonora de Kris Bowers para "Green Book - Um Guia Para a Vida", um fortíssimo candidato aos Óscares, também acabou desqualificada porque o comité considerou as composições de piano de Don Shirley, a personagem verídica interpretada por Mahershala Ali, eram mais proeminentes no filme.

O francês Michel Legrand, vencedor de três estatuetas, também viu rejeitada a banda sonora para "The Other Side of the Wind", filme inacabado agora refeito pela Netflix: apesar de ter composto duas horas de música, só 40 minutos estão na versão final, comparados com os quase 60 de outras composições já existentes.

Já "Mandy", o "thriller" de culto com Nicolas Cage que tem a última banda sonora do falecido Johann Johannsson, não chegou a ser sequer a ser desqualificado pelo comité porque o próprio filme foi eliminado por ter sido lançado em VOD antes de terminar o período de uma semana de exibição obrigatária exclusiva nos cinemas que serve de qualificação para os Óscares.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.