A Disney e a Lucasfilm são conhecidas por serem obcecadas pelo secretismo, portanto vão ficar com os cabelos em pé com o que aconteceu esta segunda-feira: sob anonimato, um dos atores de "Han Solo: Uma História de Star Wars" contou ao site Vulture o que aconteceu nos bastidores da problemática rodagem.

O filme sobre as aventuras do jovem contrabandista Han Solo na galáxia muito distante passou por um drama público: o despedimento inesperado e abrupto dos realizadores Phil Lord e Chris Miller a poucas semanas do fim da rodagem e a sua substituição por Ron Howard.

Circularam ainda vários rumores: que o novo realizador viu o que foi filmado e decidiu refazer uma grande parte e, ainda mais "picante", que a Lucasfilm não estava contente com a interpretação de Alden Ehrenreich como Han Solo e decidiu contratar um professor para o ajudar a criar o mesmo espírito que Harrison Ford conseguiu há 41 anos.

Agora, um ator secundário suficientemente importante para ser chamado para as refilmagens com Ron Howard revelou os detalhes do que realmente se passou.

Segundo esta fonte, a diferença entre Ron Howard e o duo Phil Lord e Chris Miller era a eficiência: o primeiro fazia as cenas duas ou três vezes enquanto Lord e Miller, "bons realizadores, mas não estavam preparados para 'Star Wars'", pediam mais de 30 porque "não tinham a certeza do que queriam exceto ser 'diferente' da última vez".

E ao contrário do que constou, o argumento não mudou com a chegada de um novo realizador: não foram filmadas cenas adicionais, mas sim refeitas várias que não funcionavam ou não tinham o tom que os responsáveis da Lucasfilm tinham antecipado quando estavam em papel.

Em relação à notícia que começou a circular em junho de 2017 sobre ter sido contratado um professor de representação para ajudar o ator Alden Ehrenreich: é mesmo verdade.

"Tentar imitar Harrison Ford é realmente duro. A Lucasfilm queria algo bastante específico: imitar outra pessoa. O Alden não é um mau ator — apenas não é suficientemente bom", explicou esta fonte ao Vulture.

A decisão foi tomada em março de 2017 e por muito que tenha ferido o orgulho do jovem protagonista, ajudou: "Conseguíamos ver a sua representação ficar mais relaxada. Ficou mais parecido com o Harrison. O treinador ajudou!".

Finalmente, será que as refilmagens vão fazer de "Han Solo: Uma História de Star Wars" um filme melhor?

Esta fonte não pode responder sem ver a versão final, mas garante que a moral e eficiência na produção melhoraram de forma gigantesca com a chegada de Ron Howard.

E há ainda outro incentivo: o último filme ter rendido menos 200 milhões de dólares do que os analistas esperavam.

"Têm de fazer com que seja bom após 'Os Últimos Jedi' não ter feito tanto dinheiro como esperavam. Se querem continuar a fazer filmes 'Star Wars', tem de ser bom", garantiu.

Trailer "Han Solo: Uma História de Star Wars".