As medidas de segurança à volta da história do próximo "Star Wars" escrito e realizado por J.J. Abrams são de outro mundo.

Mark Hamill deu uma ideia das táticas usadas pela Disney e a Lucasfilm para proteger os segredos do último filme da nova trilogia à revista Entertainment Weekly.

A rodagem já começou, mas o ator contou que ainda não fez a maioria das suas cenas como Luke Skywalker.

Ainda em Praga a trabalhar em novos episódios da série "Knightfall ", recordou como tudo é tão diferente da época em que fez o primeiro filme em 1976 com George Lucas, quando não havia problema em deixar o argumento circular de mão em mão entre os amigos.

"Agora é como trabalhar para uma organização secreta governamental no Estado dentro do Estado, como estar na CIA. Eles enviam alterações do argumento para Praga num papel vermelho escuro que dá dores de cabeça ao ler", contou.

Essa medida foi usada antes em "O Despertar da Força" (2015) porque torna impossível fotocopiar o argumento: as páginas ficam a preto.

"Vão enviar as alterações por avião com alguém do estúdio. Chegam e dão-me e esperam que leia antes de devolver. Portanto, não há pressão! Nem sequer podemos ficar com ele durante a noite. Mas é assim que funciona agora", contou.

Mas existe outra diferença: Mark Hamill ainda teve autorização para ter uma versão em papel no segundo filme da nova trilogia, mas não há nada disso para o último.

A ordem é para ser tudo eletrónico, o que o deixa inconsolável: "Gosto de fazer notas, pequenos desenhos nas margens para me ajudar a visualizá-lo... o que quer que se tenha de fazer para ajudar a recordar. Não se pode fazer isso no formato eletrónico, é tão impessoal. Sou de antigamente e anseio pelos dias dos argumentos em papel. Eles acabaram por me deixar manter um argumento quando estávamos a fazer ["Os Últimos Jedi"], mas tinha de o fechar num cofre todas as noites e depois tê-lo comigo e nunca o perder de vista. E posso perceber a razão — se [o argumento] sai cá para fora, estraga tudo para todos!".

Ainda sem título oficial, "Star Wars: Episódio IX" estreia a 19 de dezembro de 2019.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.