O ator britânico Jeremy Irons manifestou a tristeza pela morte de Nicolau Breyner, colega que conheceu durante a rodagem em 2012 de "Comboio Noturno para Lisboa", de Bille August, que o trouxe  ao nosso país.

Numa nota dirigida a Sérgio Carlos, assistente de realização e amigo de ambos, e divulgada pelo jornal Correio da Manhã, recordou o momento:

"Quando conheci o Nicolau no 'set' do filme 'Comboio Noturno para Lisboa', imediatamente reconheci nele um ator consumado e um homem que era maravilhosamente cheio de espírito e calor humano, imbuído de um talento inato que falava da sua longa carreira como performer. Em minutos, e para consternação do realizador, já nos ríamos como crianças de escola e sentia que o conhecia há anos".

No sítio oficial de "Comboio Noturno para Lisboa", Nicolau Breyner não surge entre os 13 atores apresentados em destaque do elenco, o que explica melhor um lamento manifestado pela estrela: "Enquanto escritor, realizador e ator experiente, ele foi muito pouco utilizado neste filme".

Mais intensa foi a experiência fora da rodagem: "Recomendou-me os seus restaurantes favoritos, apresentou-me a sua adorável mulher e os seus melhores amigos. Estar com o Nicolau, dentro e fora do 'set', fez-me perceber que ele era claramente um homem adorado pelo seu público graças ao seu trabalho no teatro, na televisão e no cinema. Será sempre um dos mais gloriosos segredos que Lisboa me ofereceu".

"Para todos nós que pudemos, durante algum tempo, sentir o brilho da sua presença, o palco parece-nos hoje um bocadinho menos iluminado, mas sabemos que a memória dele perdurará. Descansa, Nicolau... E obrigado pelo que nos deste", conclui o ator antes de apresentar as suas "profundas condolências" à família.

Jeremy Irons, o realizador Bille August e Nicolau Breyner na apresentação de "Comboio Noturno para Lisboa" a 18 de março de 2012.