O vereador da cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes Silva, fez hoje a apresentação do “Festival Plateau”, evento projetado para promover “a exibição pública de filmes cabo-verdianos e internacionais não distribuídos nem exibidos” e revelou que o certame deste ano conta ainda com 29 filmes internacionais.

De acordo com a organização, os 40 filmes foram selecionados de entre 150 candidaturas, são 19 de ficção e 21 documentários, alguns com premiação a nível internacional em vários países e pertencem a cineastas e realizadores provenientes de Cabo Verde, Angola, Brasil, Paquistão, Portugal e Suíça.

Cabo Verde estará representado pelos filmes “A Boneca”, ficção de Hélder Costa; “Ar no Mar”, documentário de Pedro da Conceição; “Barragem de Esperança”, documentário de Júlio Silvão Tavares; “Caminhos Perigosos”, ficção de Ariene Lopes e Sílvia Moniz; “Canhão da Boca”, documentário de Ângelo Lopes, “Homestay”, documentário de Loio Aziki.

Integram ainda o lote de filmes cabo-verdianos as ficções “Mor” (My Love), de Neu Lopes; “O Bêbado” de Nelson Custódio; “Tchutchinha”, dos alunos do 4º ano do Curso de Comunicação e Marketing; e “Txutxinha”, de Shirley Sores, bem como o documentário “Tarrafal 35” de João Paradela.

Do programa deste ano constam ainda debates e conferências que contam com o envolvimento de vários convidados nacionais e estrangeiros, sendo que a ocasião vai ser aproveitada para a exibição de uma mostra especial dos filmes vencedores do concurso de curtas PALOP-TL, um projecto da União Europeia.

Segundo a programação, os debates, conferências e workshops realizam-se na Academia Cesária Évora e no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Plateau.

Lopes da Silva adiantou que o Festival de Cinema tem como palco o Cineteatro da Praia, no Plateau, mas serão exibidos filmes nas zonas distantes da Cidade da Praia, designadamente São Francisco, São Tomé, Trindade e São Martinho dentro da sessão denominada “Plateauzona” afora uma sessão especial de filmes para crianças, o “Plateauzinho”.

Para a realização desta IV edição do Festival Internacional de Cinema da Praia, a Câmara Municipal da Praia conta com a parceria do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas e Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e a “Txan Films”.