Foi há dez anos: ao mesmo tempo que a Marvel começava o seu universo cinematográfico com "Homem de Ferro", "O Cavaleiro das Trevas" era nomeado para oito Óscares mas ficava de fora nas categorias de Melhor Filme e Realização (Christopher Nolan).

As reações negativas à rejeição terão sido uma das razões que levaram a Academia a expandir a corrida para Melhor Filme de cinco para dez nomeações (e depois para um sistema que pode ir até dez), mas o género dos super-heróis continuou relegado para o "guetto" das categorias técnicas dos Óscares ao mesmo tempo que se tornava dominante nas salas de cinema.

Um ano após "Logan", a despedida de Hugh Jackman como Wolverine, conseguir uma revolucionária nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, "Black Panther" torna-se o primeiro dos 19 títulos da Marvel (e de todos os super-heróis) a ser nomeado para Melhor Filme.

VEJA A LISTA COMPLETA DE NOMEADOS

Além disso, "Black Panther" tornou-se um marco cultural por ter como grandes protagonistas atores negros. E com 700 milhões de dólares nas bilheteiras dos EUA e 1,3 mil milhões em todo o mundo, tornou-se o terceiro nomeado para Melhor Filme com maior sucesso comercial de sempre, apenas atrás de "Avatar" e "Titanic", alguns meses após a Academia ter recuado na intenção de criar o Óscar para o "filme mais popular".

"É gratificante. O impacto cultural que o filme tem tido há quase um ano, tudo encaminha para este momento", revelou Kevin Feige, presidente da Marvel ao The Hollywood Reporter, que acrescentou que a nomeação para Melhor Filme representa "a mais elevada forma de reconhecimento dos nossos pares".

O realizador Ryan Cogler e os atores Chadwick Boseman e Michael B. Jordan ainda não reagiram às sete nomeações de "Black Panther", mas duas das principais atrizes já o fizeram.

Lupita Nyong’o, que interpreta Nakia, partilhou um vídeo da primeira vez que os atores e a equipa viram imagens do filme na convenção Comic-Con de San Diego em 2017.

Já Letitia Wright (Shuri) salientou que "se voltou a fazer história esta manhã. Sete nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme! Deus é verdadeiramente espantoso. Obrigado a todos pelo vosso amor e apoio. Honestamente, fizemos este filme por amor e quisemos inspirar o mundo com ele."

VEJA AS REAÇÕES.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.