«O Quinto Poder» estreou em 1769 salas de cinema norte-americanas e fez apenas 1.7 milhões de dólares, valor que faz do filme a pior estreia de 2013 para fitas lançadas em mais de 1500 salas.

A película, que custou 26 milhões de dólares a fazer, também não conseguiu conquistar a crítica americana, que lhe deu avaliações modestas.

Se compararmos o valor com alguns «flops» deste ano, é fácil perceber que a vida não vai bem para o filme de Bill Condon. A comédia
«Movie 43» arrecadou 4.8 milhões de dólares no seu fim de semana de estreia em janeiro e, por exemplo,
«Plano de Fuga», o filme com
Arnold Schwarzenegger e
Sylvester Stallone que também estreou na última semana, teve maus resultados mas, ainda assim, conseguiu somar 9.8 milhões de dólares (seis vezes mais do que «O Quinto Poder»).

O realizador é
Bill Condon, oscarizado pelo argumento de
«Deuses e Monstros» e realizador dos últimos dois capítulos da série
«Twilight». Em comunicado, o cineasta disse que «pode levar décadas até percebermos o impacto total da WikiLeaks e da forma como revolucionou a libertação de informação. Por isso este filme não reclama ter uma perspectiva distanciada do tema ou tentar fazer um julgamento final. Nós queremos explorar as complexidades e desafios da transparência da era da informação e, esperamos, animar e enriquecer os debates que a WikiLeaks já provocou».

Benedict Cumberbatch, que se tornou numa estrela de primeira linha graças ao seu papel como Sherlock Holmes e a participações em filmes como
«Star Trek Além da Escuridão» ou
«O Hobbit» parece não ter chegado para chamar espectadores às salas de cinema.

Recorde-se que, apesar de não ter visto a fita, o próprio Julian Assange escreveu uma carta a Cumberbatch reprovando o filme e a interpretação do ator.

«O Quinto Poder» é baseado nos livro «Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange and the World’s Most Dangerous Website», de Daniel Domscheit-Berg, e «WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy», dos jornalistas britânicos David Leigh e Luke Harding.
Laura Linney,
Anthony Mackie,
David Thewlis e Alicia Vikander também participam conmo atores no filme, que estreia em Portugal a 14 de novembro.