Quando Yasushi Watanabe comprou uma animação, há décadas na cidade japonesa de Osaka, não sabia que tinha adquirido uma parte da história do cinema de animação.

O modesto filme que comprou por 500 ienes [cerca de quatro euros no câmbio atual] acabou sendo uma animação cujo rasto tinha sido perdido, produzida por Walt Disney e cujo protagonista era o antecessor do ratinho Mickey.

Esta descoberta foi avançada pelo jornal Asahi Shimbun, meio que Watanabe contactou depois de ter lido um livro sobre a história de “Oswald the Lucky Rabbit”, um personagem criado pela Disney nos anos 1920 com o rosto parecido com o do Mickey mas com orelhas longas.

Walt Disney perdeu os direitos do personagem e criou Mickey para substituí-lo.

O livro que Watanabe leu contava que sete dos 26 curta-metragens de Oswald estavam perdidas e recordou-se então da sua compra de adolescente.

Estava etiquetada em japonês "Mickey Manga Spide" - "Mickey Cartoon Speedy" em inglês - e contava a história de um cão polícia que perseguia Oswald e a sua namorada numa moto.

À medida que o trio percorre caminhos e vales, as personagens e os seus veículos, como se fossem elásticos, distendem-se e contraem-se, uma técnica encontrada com frequência nos filmes da Disney.

O jornal comunicou com o autor do livro e os arquivos de Walt Disney e pôde confirmar que era um dos filmes que faltava, cujo título original é "Neck 'n' Neck".

"Estamos absolutamente encantados por saber que existe uma cópia do filme perdido", disse ao jornal Becky Cline, responsável do arquivo.

"Como fã da Disney há vários anos, estou encantado de poder desempenhar um papel nesta descoberta", declarou Watanabe, historiador especializado em animação, que atualmente tem 84 anos.

A curta encontra-se agora nos arquivos da Kobe Planet Film e outro filme que mostra 50 segundos da mesma animação também foi descoberto no Toy Film Museum de Kioto, detalhou o jornal.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.