A estreia deste filme da Kriolscope está enquadrada na celebração do Dia de África, que se assinala hoje, 25 de Maio, e faz parte de uma série de filmes que serão exibidos pela estação de televisão italiana durante esta semana.

O filme de 55 minutos, que teve estreia mundial em Janeiro durante o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, Holanda, conta a história intrigante de um misterioso excêntrico sem-tecto chamado Kmêdeus, que vivia na ilha de São Vicente, Cabo Verde.

Para alguns, segundo a sinopse, ele era um “lunático”, para outros, um artista, mas para todos, ele era e ainda é um “mistério”.

“António Tavares, um importante dançarino contemporâneo de Cabo Verde, fez uma peça de performance excepcional, baseada na vida e no mundo interior de Kmêdeus. Ele nos leva em uma viagem por sua cidade natal, Mindelo, as músicas e filmes da ilha e a celebração de seu carnaval anual. Torna-se, assim, uma busca pelos aspectos fundamentais de uma das comunidades crioulas mais antigas do mundo”, lê-se na sinopse do filme.

Depois da sua estreia mundial, o documentário foi exibido, em Fevereiro, no Centro Cultural do Mindelo, em São Vicente, com três sessões e ainda teve a sua estreia na televisão pública nacional no passado dia 02 de Maio.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.