O cineasta americano Woody Allen vai filmar a sua próxima longa-metragem este verão em San Sebastián, no norte da Espanha, indicaram esta terça-feira (26) à agência AFP fontes familiarizadas com o projeto.

As filmagens na cidade basca, famosa pelo seu festival internacional de cinema, representarão o regresso ao trabalho para o realizador, que recentemente se viu envolvido em polémicas e não pôde estrear nos cinemas o seu filme anterior, "A Rainy Day in New York".

"A Mediapro produzirá o novo filme de Woody Allen, que será filmado na Espanha no próximo verão", anunciou a produtora espanhola, que já financiou outros dois filmes do nova-iorquino, "Vicky Cristina Barcelona" (2008) e "Meia-Noite em Paris" (2011).

"O projeto está em uma fase muito inicial, portanto ainda não podemos explicar detalhes a seu respeito", acrescentou a Mediapro, sem precisar os lugares previstos para a rodagem.

Uma fonte familiarizada com o projeto indicou à AFP que a rodagem será em San Sebastián, uma cidade familiar para o realizador, ator e argumentista, que em 2004 recebeu ali o prémio Donostia em reconhecimento pela sua carreira.

Nos últimos meses, Woody Allen viu-se envolvido numa batalha legal com a gigante Amazon: o cineasta processou o grupo de distribuição e streaming na justiça americana por ruptura abusiva de contrato e pede 68 milhões de dólares.

Segundo ele, tal ruptura tem a ver com a antiga acusação de que teria abusado, no início dos anos 1990, de Dylan Farrow, a sua filha adotiva, quando ela tinha sete anos.