Em "Três Cartazes à Beira da Estrada", Mildred (Frances McDormand), desesperada com a aparente inação da polícia para encontrar ao fim de meses o culpado pelo caso de homicídio da filha decide fazer a jogada ousada de alugar três cartazes à entrada da cidade com uma mensagem polémica dirigida ao respeitado xerife: "Violada enquanto morria. E ainda nenhuma detenção? Porquê, Chief Willoughby?".

O filme está nomeado para sete Óscares e inspirou um protesto em Londres, junto à Grenfell Tower, o prédio de 24 pisos que ficou tristemente conhecido a 14 de junho de 2017 quando ardeu, matando dezenas de pessoas.

Três carrinhas estacionaram perto com cartazes em tudo semelhantes aos que vemos no filme, mas outra mensagem pesada:  "71 mortos. E ainda nenhuma detenção? Porquê?"

Yvette Williams, porta-voz e co-fundadora do grupo ativista Justice4Grefell, explicou que a ideia foi apresentada por uma agência de publicidade.

"Quando assisti ao filme, uma das coisas que me destacaram foi que é realmente importante manter um assunto à volta da justiça no domínio público. Sentimos que era realmente poderoso. Nas últimas semanas, sentimos que o que aconteceu está a perder a relevância pública e as pessoas estão a ficar insensíveis", reforçou em declarações à BBC.

Os cartazes circularam também por locais emblemáticos da capital inglesa, como o Parlamento, a Ponte de Londres e a Catedral de São Paulo.