Graças a "The Incredibles 2: Os Super-Heróis", a Disney e a Pixar conseguiram no fim de semana a melhor estreia de sempre para um filme de animação.

No entanto, antes disso teve de fazer uma notificação às salas de cinema: que avisassem os clientes para uma cena com luzes a piscar de forma rápida que podia provocar clides de epilepsia.

Veronica Lewis tem sido apontada como a responsável por esta decisão do estúdio ao ecrever na sexta-feira um comentário nas redes sociais que se tornou viral.

"ALERTA DE SAÚDE: não vi isto mencionado em muitos locais, mas o novo filme 'The Incredibles 2' tem imensas cenas de luzes estroboscópicas/intermitentes que podem provocar problemas a pessoas com epilepsia, enxaquecas e doenças crónicas."

Esta espectadora explicou que o seu dispositivo audio-descritivo a alertou para uma cena intensa com luzes que dura pelo menos 90 segundos, mas não para outras entre 5 e 30 segundos que surgem por causa da arma preferida do vilão.

Elogiando o filme e deixando claro que não estava a apelar a um boicote ou à sua retirada das salas, Veronica Lewis defendeu que a Disney e os cinemas deviam avisar os espectadores, apelo que seria apoiado mais tarde em comunicado pela Fundação da Epilepsia nos EUA.

Segundo a Variety, foi mesmo isso que aconteceu ainda na sexta-feira, levando um responsável da AMC, a maior cadeia de salas de cinemas dos EUA e Canadá, a dizer ao USA Today que nunca tinha visto acontecer algo deste género.

Até agora não são conhecidos incidentes relacionados com a cena em questão.

O caso mais conhecido com crises de epilepsia aconteceu com a transmissão de um episódio da série "Pokèmon" no Japão em 1997 que levou ao internamento de mais de 700 crianças com convulsões, vómitos, irritação nos olhos e problemas respiratórios por causa de imagens de uma explosão seguidas de cinco segundos com luzes vermelhas intensas.

"The Incredibles 2: Os Super-Heróis" estreia a 28 de junho em Portugal.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.