De acordo com informações divulgadas pela ACACV na sua página na Internet, este ano resolveram assinalar a efeméride ao longo de todo o mês de Novembro, aproveitando a 6ª edição do Platô – Festival Internacional de Cinema (18 a 24), de que a associação é parceira.

A mesma fonte informou que as actividades serão descentralizadas, com o concelho de Santa Cruz a receber, hoje, a abertura oficial das comemorações.

No âmbito do plano de comemoração, os municípios do Tarrafal, São Lourenço dos Órgãos e Calheta de São Miguel (em Santiago Norte) vão também decorrer acções de formação de projeccionistas e sessões de filmes em diversas comunidades.

Mais adiante, avançou a mesma fonte, estão também previstos eventos nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.

A associação pretende ainda realizar uma campanha de limpeza na sede da ACACV e arredores, no Parque 5 Julho (Praia), no dia 16.

De 19 a 24 deste mês, durante o Festival Cinema Platô, a ACACV realiza uma acção de formação sobre cinema destinado às crianças, através do Projecto Doc 4Kids, elaborado pela Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, em parceria com a Associação Portuguesa para Documentário (APORDOC).

O Dia Mundial do Cinema comemora-se anualmente a 5 de Novembro.

Neste dia internacional do cinema realizam-se muitas actividades relacionadas com a sétima arte pelo mundo, desde concursos a exposições.

O destaque vai, no entanto, para a exibição gratuita de filmes, criteriosamente escolhidos para a data, pelos espaços culturais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.