Jared Leto vai ser Andy Warhol num novo filme sobre o pioneiro da arte pop, noticiou o The Hollywood Reporter.

Recentemente visto como o Joker em "Esquadrão Suicida", o ator também vai ser o produtor do novo projeto, que será uma adaptação livre do livro 'Warhol: The Biography', publicado em 1989 por Victor Bockris.

O argumento foi escrito por Terrence Winter, criador da premiada série "Boardwalk Empire", e que também fez o argumento de outro projeto de Martin Scorsese, "O Lobo de Wall Street".

Andy Warhol, que se tornou proeminente nos EUA nos anos 1960, em particular em Nova Iorque, com a sua arte, também foi o fundador do estúdio de arte The Factory e o mentor de Jean-Michel Basquiat e dos Velvet Underground.

Leto, que ganhou o Óscar de Melhor Ator Secundário por "O Clube de Dallas", onde interpretava uma personagem transgénero, o que foi criticado por associações LGBT, deve preparar-se para novas reações, uma vez que Warhol também era ainda abertamente homossexual numa era em se fazia segredo disso.

O artista foi alvo de uma tentativa de assassinato em 1968 por parte de uma feminista radical, no mesmo ano em que proclamou que 'No futuro, toda gente será famosa durante 15 minutos', numa referência ao momento em que a produção cultural se massificasse.

Morreu  em 1987 de paragem cardíaca durante o sono, no dia a seguir a uma operação de rotina à vesícula que a família acusou ser um caso de negligência médica e acabou resolvido fora dos tribunais.

No cinema, já foi representado por Jared Harris em "Ela Baleou Andy Warhol" (1996), David Bowie em "Basquiat (1996) e John Cameron Mitchell na recente série "Vinyl", que também era de Terrence Winter.