O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF, na sigla em inglês), o maior da América do Norte, revelou esta segunda-feira uma programação feita de estreias mundiais repleta de estrelas, apesar das atuais greves de Hollywood, incluindo filmes com Robert De Niro, Al Pacino e Seth Rogen.

Plataforma de lançamento para vários vencedores dos Óscares, o festival está a avançar com os seus planos para o evento de 7 a 17 de setembro, mesmo com a incerteza à volta da presença dos grandes nomes para promover os seus trabalhos.

O sindicato dos atores (SAG-AFTRA) está no meio de greve por causa da batalha com os estúdios sobre pagamentos e condições de trabalho. Assim, os seus membros não podem promover filmes e séries produzidos por estúdios e serviços de streaming envolvidos na disputa.

Mas o negociador do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, disse ao 'site' especializado Deadline que algum tipo de “acordo provisório” pode permitir que os atores participem em Toronto na divulgação de produções independentes.

Entre as estreias programadas para o TIFF está "Dumb Money", protagonizado por Rogen e Paul Dano, sobre os investidores amadores que transformaram a plataforma de jogos eletrónicos GameStop num fenómeno de Wall Street em 2021.

De Niro lidera “Ezra”, do diretor Tony Goldwyn, sobre um homem (Bobby Cannavale) que volta a morar com o seu pai (De Niro) depois de destruir a sua carreira e o seu casamento.

No festival, também estão previstas as estreias internacionais de “Next Goal Wins”, comédia desportiva de Taika Waititi; “Les Indesirables”, drama da cineasta francesa Ladj Ly; "Seven Veils”, de Atom Egoyan, com Amanda Seyfried; e “Knox Goes Away”, dirigido por Michael Keaton, com Pacino.

A programação inclui ainda a antestreia de "The Holdovers", filme promissor do realizador Alexander Payne, sobre um professor (Paul Giamatti) encarregado de supervisionar estudantes num colégio interno que não podem ir para casa nas férias de Natal.

O diretor executivo do TIFF, Cameron Bailey, afirmou em comunicado que a seleção de filmes apresenta uma "rica tapeçaria de talento, visão e narrativa".

O Festival de Toronto é crucial no circuito de festivais de outono, junto com o de Veneza, realizado na Itália, e o de Telluride, nos EUA, onde produções que esperam ganhar impulso para os Óscares costumam realizar estreias luxuosas.

O prémio do público do TIFF tem vindo ser cada vez mais um termómetro para os prémios da Academia, prevendo vencedores da categoria de Melhor Filme como "Nomadland", em 2021, e "Green Book", em 2019.