Segundo o estudo, relativo ao período de Abril de 2008 a Março de 2009, entre os residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos, 2 milhões e 532 mil espectadores costumam ir ao cinema de forma regular.

Este valor representa 30,5% do universo em estudo, mas apresenta uma grande diferenciação quando analisada a idade dos entrevistados, pois entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 65% afirma ter o hábito de ir ao cinema, tal como 67,2% dos jovens entre os 18 e os 24 anos.

A ocupação e a classe social são igualmente variáveis que revelam diferenças de consumo importantes, com os valores a atingir 60,2% junto dos indivíduos da classe social alta, baixando gradualmente para os 14,0% junto dos indivíduos da classe social baixa.

Por regiões também há algumas diferenças, com os valores a oscilar entre os 24% entre os residentes no Interior Norte e os 40% registados no Grande Porto.

Do estudo destaca-se ainda o facto de os grandes espaços comerciais serem os locais onde os complexos de cinemas apresentam maior utilização:

No Grande Porto e no Interior Norte, o
Arrábida Shopping é o complexo de cinemas com maior número de espectadores.

A mesma posição é ocupada pelo
Braga Parque junto dos residentes no Litoral Norte, pelo
Almada Fórum junto dos residentes no Litoral Centro, pelo
C.Comercial Colombo junto dos residentes na Grande Lisboa e pelo
Fórum Algarve junto dos residentes no Sul.

Nota: O
Bareme Cinema estuda o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador - CATI.