"Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça" caiu 68% nas bilheteiras dos Estados Unidos na segunda semana de exibição, no que é uma das maiores quedas da história para um filme de super-heróis.

A queda é superior à de "Homem de Aço" em 2013, que foi de 65%, e apenas ligeiramente melhor que os 69% de "X-Men Origens: Wolverine" em 2009.

Ainda assim, beneficiando da fraca concorrência, conseguiu manter o primeiro lugar, com 52,4 milhões de dólares e um total doméstico de 261,5 milhões de dólares.

A nível internacional, com receitas agora de 421,4 milhões, a queda foi de 67%, com especial destaque para a China, onde foi já ultrapassado por "Zootrópolis".

Muito depende do filme de Zack Snyder com Ben Affleck e Henry Cavill, uma vez que lança o universo cinematográfico da DC Comics: seguem-se "Esquadrão Suícida" já em agosto e dois Justice League em 2017 e 2018.

No entanto, o valor de "Batman v Super-Homem" indica que, dentro do género, não vai ultrapassar "Deadpool" nas bilheteiras americanas: a produção com Ryan Reynolds já acumulou 355 milhões.

Os analistas indicam que o declínio é o efeito das más críticas recebidas pelo confronto entre Batman (Ben Affleck) e Super-Homem (Henry Cavill) e um "B" do CinemaScore, os inquéritos aos espectadores à saída das salas de cinema.

Alguns acreditavam que poderia fazer mais de 60 milhões nos EUA, uma vez que nenhum grande estúdio iria lançar outro filme, mas também existem os que defendem que o declínio é aceitável e inevitável uma vez que os valores da estreia são desproporcionados pela forte adesão dos fãs: no primeiro fim de semana, as receitas foram de 166 milhões, mais do que a maioria dos filmes faz em toda a sua carreira comercial.

O estúdio pensa o mesmo e diz que as suas atenções estão viradas para as receitas totais, que estão nos 682,9 milhões.

Ao mesmo tempo, recorda que teve a melhor estreia de sempre para um lançamento em março e para um filme de super-heróis a nível mundial, além de já ter ultrapassado as receitas totais de "Homem-Formiga", "Thor" e "Capitão América: O Primeiro Vingador".