"Aquaman" continua a ser o grande favorito dos espectadores das salas de cinema esta temporada. Pelo contrário, "Bem-Vindos a Marwen" entrou para a lista dos maiores fracassos de bilheteira de 2018.

O percurso triunfal do filme com Jason Momoa no papel do super-herói a lutar pelo trono de Atlântida começou na China a 3 de dezembro e até à véspera do Natal as receitas globais chegaram aos 500 milhões de dólares.

Nos EUA, onde estreou na sexta-feira (21), a nova produção da DC Comics dominou facilmente a concorrência, com 79 milhões até à véspera de Natal.

VEJA O TRAILER LEGENDADO DE "AQUAMAN".

Nas posições seguintes surgem "O Regresso de Mary Poppins", a sequela do clássico com Julie Andrews de 1964, com 39 milhões (em seis dias, porque a Disney optou pela estreia na quarta-feira) e "Bumblebee", a tentativa de Hollywood de dar nova vida à saga "Transformers ", com 25 milhões.

Com as escolas fechadas e muitas empresas a dar férias aos seus funcionários, as bilheteiras nos EUA estão a passar pelo período conhecido como "corredor": muitas pessoas aproveitam o tempo livre para ir às salas de cinema, fazendo dos 12 dias entre 21 de dezembro e 1 de janeiro uma das épocas mais lucrativas para Hollywood, inflacionando as receitas dos filmes.

Um exemplo clássico aconteceu apenas há um ano, quando "O Grande Showman" chegou à véspera de Natal apenas com 13,5 milhões de dólares e parecia mais um fracasso no currículo de Hugh Jackman: a 1 de janeiro o musical já ia nos 54,4 milhões e quando finalmente saiu dos últimas cinemas, a 14 de junho, tinha 174 milhões.

Bem-Vindos a Marwen

Normalmente o balanço comercial de um filme é determinado no fim do "corredor" e não pelos valores do primeiro fim de semana, mas a exceção à regra é o novo filme de Robert Zemeckis ("Forrest Gump") com Steve Carell: os analistas acreditam que os estúdios Universal e DreamWorks vão ter um prejuízo de mais de 50 milhões de dólares com "Bem-Vindos a Marwen" após a estreia desastrosa de apenas 2,9 milhões das bilheteiras.

A chegada aos cinemas portugueses prevista para 21 de março pode estar em causa por conta destes resultados pois os estúdios costumam cancelar estreias internacionais para conter os prejuízos.

No dia de Natal juntaram-se ao "corredor" as últimas grandes estreias americanas de 2018: "Vice", o "biopic" onde Christian Bale interpreta o antigo vice-presidente dos EUA Dick Cheney, e "Holmes & Watson", uma comédia com Will Ferrell e John C. Reilly.

VEJA O TRAILER LEGENDADO DE "BEM-VINDOS A MARWEN".

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.