A vencedora do Óscar Anne Hathaway recebeu essa quinta-feira (9) uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood.

A estrela da atriz de 36 anos fica à frente do Chinese Theather, outro ícone dessa área turística Los Angeles.

"Estou muito comovida", disse Hathaway em entrevista à AFP. Graças aos "fãs que vieram e me deram o seu tempo, as pessoas que estão na minha vida há décadas", disse.

"Ter uma estrela e especialmente uma estrela tão próxima do cinema e ao lado da de Hattie McDaniel" - primeira atriz negra a ganhar um Óscar em 1940--, "Oh meu Deus, estou envergonhada".

Naquela época, a segregação racial estava institucionalizada em Hollywood como em muitas outras partes da sociedade americana, e quando McDaniel assistiu à cerimónia dos Óscares, teve que se sentar no fundo da sala, confinada a uma mesa separada das outras estrelas do filme, Vivian Leigh e Clark Gable.

O produtor David O. Selznick teve mesmo que intervir pessoalmente para que a atriz entrasse no Hotel Ambassador, que proibiu a entrada de pessoas negras até 1959, quando a Califórnia declarou ilegal a discriminação racial.

A homenagem a Anne Hathaway, que ganhou o prémio da Academia em 2013 por seu papel secundário em "Os Miseráveis", aconteceu um dia antes da estreia de "Nasty Women" nos Estados Unidos e já foi arrasado pela crítica (atualmente tem 12% no site Rotten Tomatoes).

A sua coprotagonista, a atriz australiana Rebel Wilson, também compareceu à cerimónia.

Hathaway trabalhou recentemente em "Ocean´s 8". Também é conhecida pelos seus papéis em "O Cavaleiro das Trevas Renasce", "Interestelar", "O Segredo de Brokeback Mountain", "O Diabo Veste Prada" e "Diário da Princesa".

Ganhou um Emmy em 2010 como atriz convidada na série "Os Simpsons" como a voz da princesa Penelope.