"David Bowie: The Last Five Years", documentário da HBO produzido pela BBC sobre os últimos cinco anos de vida do músico, estreia esta segunda-feira, 8 de janeiro, dia em que o músico cumpriria 71 anos. Para já, não está prevista a exibição nos canais portugueses.

"The Last Five Years" vai centrar-se nos anos em que Bowie trabalhou nos discos "The Next Day" e "Blackstar" e no seu musical "Lazarus". O trailer revelado pela HBO conta com a participação de alguns amigos e colaboradores do músico britânico, como Tony Visconti, Earl Slick, Carlos Alomar, entre outros.

O documentário, que conta com entrevistas inéditas com músico, material de arquivo e temas do seu último, foi realizado por Francis Whately,  responsável pelo documentário "Five Years" (2003), que se centrava no período entre "Ziggy Stardust" e "Let’s Dance".

Em entrevista ao The Guardian, o realizador explicou que desejou "mostrar que as mudanças eram muitas vezes superficiais, mas que os temas no âmago do seu trabalho eram absolutamente consistentes – alienação, mortalidade e fama".

"Look up here. I'm in heaven", diz Bowie no arranque do trailer do documentário, frase que também abre o tema "Lazarus", do último disco do britânico.  Veja o trailer do documentário:

Com uma carreira que abriu caminhos no glam rock, no rock alternativo, na música eletrónica, na moda e nas artes visuais, David Bowie teve várias vidas, de Ziggy Stardust a Thin White Duke, mas morreu a 10 de janeiro de 2016, dois dias depois de ter completado 69 anos e de ter editado o disco "Blackstar".

Na altura, o produtor Tony Visconti afirmou que a morte do músico não foi diferente da vida, "foi uma obra de arte", e só nessa altura se percebeu que "Blackstar" era como uma carta de despedida. O álbum acabou por figurar no topo de várias listas internacionais como um dos melhores do ano.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.