Rodrigo Alves, conhecido como o Ken Humano, quer apresentar o Festival Eurovisão da Canção 2018, avança o Daily Mail. Ao jornal inglês, uma fonte não identificada revelou que o brasileiro de 34 anos "está atualmente em conversações para ser o co-anfitrião".

"Para ser o anfitrião da Eurovisão, é preciso falar a língua do país onde o festival será realizado. Como o português é a sua língua nativa – e ele fala espanhol, francês, italiano, inglês e alemão – é um encaixe perfeito. Os responsáveis pelo espetáculo também repararam na sua crescente popularidade", frisou a fonte ao Daily Mail.

O jornal britânico avança ainda que o Ken Humano já tem em mente os figurinos que pretende usar no Festival Eurovisão da Canção que, em 2018, se realizará pela primeira vez em Portugal. "O Rodrigo orgulha-se da sua aparência e adora ser visto em figurinos atraentes. Como tal, planeia garantir que ele tenha pelo menos cinco mudanças de roupa disponíveis – ele realmente quer causar impacto", explicou a fonte.

No início de novembro, em conferência de imprensa, Gonçalo Madaíl, diretor criativo da RTP, frisou que os anfitriões serão "garantidamente portugueses", não fechando a porta a rostos dos canais privados. "Este é um evento nacional e tem um orgulho próprio. Todas as pessoas que podem vir a compor este grupo podem ou não pertencer a outros canais”, sublinhou.

Para Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, os profissionais que forem escolhidos terão de "representar a marca [da Eurovisão] do ponto vista internacional".

“Este é um evento nacional e tem um orgulho próprio. Todas as pessoas que podem vir a compor este grupo podem ou não pertencer a outros canais”, explicou Madaíl em declarações aos jornalistas.

O Festival Eurovisão da Canção do próximo ano realiza-se em Lisboa, no Parque das Nações. As eliminatórias terão lugar a 8 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio. A RTP realiza pela primeira vez a iniciativa na sequência da vitória, este ano, em Kiev, de Salvador Sobral, com a canção "Amar pelos dois".

"All aboard" é o slogan do festival que se realiza pela primeira vez em Portugal. O design da Eurovisão vai ser inspirado no mar e na história portuguesa.

À 63.ª edição do festival concorrem 41 países europeus, incluindo Portugal e a Austrália.

Em Lisboa são esperados mais de 2.000 profissionais relacionados com o festival e 1.500 jornalistas, além de 30.000 fãs e visitantes.

O festival realiza-se desde 1956 e Portugal concorre desde 1964, quando apresentou em Copenhaga a canção "Oração", defendida por António Calvário.

No orçamento para o próximo ano, ao qual a agência Lusa teve acesso, a receita proveniente da Taxa Municipal Turística é estimada em 14,5 milhões de euros.

Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras e de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros.