Artigo

Fox News envolvida em novas denúncias de assédio sexual

Uma colunista da Fox News processou nesta segunda-feira a emissora norte-americana e o seu ex-presidente Roger Ailes por assédio sexual, no último de vários escândalos que abalaram o canal nos últimos meses.

A colunista do canal de informação da Fox, Julie Roginsky, de 43 anos, assegura que Ailes, de 76 anos, lhe disse que deveria ter relações sexuais com "homens casados, mais velhos e conservadores". Quando a jornalista se negou, foi alvo de represálias, disse Roginsky.

Ailes também fez comentários lascivos sobre outras mulheres que apareciam na Fox News, segundo um comunicado publicado esta segunda-feira pelo escritório de advocacia Smith Mullin, que representa Roginsky.

Como punição por rejeitar as investidas de Ailes, o canal negou-lhe o cargo de co-apresentadora no programa "The Five", que havia sido inicialmente prometido, denunciou Roginsky.

Os dirigentes pediram, então, que ela defendesse publicamente Roger Ailes quando as denúncias de assédio sexual da ex-apresentadora Gretchen Carlson vieram à tona, mas Roginsky negou-se a fazê-lo.

O processo de Carlson provocou a renúncia do presidente da Fox News no final de julho de 2016.

A ex-apresentadora Megyn Kelly também denunciou ter sido assediada por Ailes, embora este tenha negado.

Ailes criou a emissora Fox News em 1996 a pedido de Rupert Murdoch, presidente da Fox e do grupo de meios de comunicação News Corp.

Ainda que tenha aparecido na televisão bem mais tarde do que a CNN, fundada em 1980, a emissora de informações ao vivo Fox, favorita dos conservadores, conquistou a liderança na audiência, mantida até hoje.

No início de setembro, a empresa-mãe da Fox News, 21st Century Fox, concluiu um acordo amigável com Gretchen Carlson. Segundo a imprensa norte-americana, o grupo desembolsou 20 milhões de dólares para dar à apresentadora.

Além de Roger Ailes, cinco mulheres denunciaram por assédio sexual o apresentador estrela da emissora Bill O'Reilly, de 67 anos.

Dois casos já eram conhecidos, mas o New York Times revelou no sábado ter descoberto outros três.

No total, Bill O'Reilly e a Fox News deram 13 milhões de dólares a estas cinco mulheres em troca do seu silêncio e da renúncia de apresentar processos contra o apresentador do programa "The O'Reilly Factor".

Num comunicado publicado no sábado, a emissora reafirmou o seu apoio a O'Reilly. A Fox News não respondeu imediatamente ao pedido da AFP para comentar a informação.

Comentários