Artigo

Casa do Líder2/ Ga DaLomba: “Façam escolhas saudáveis"

O ex-concorrente e vencedor do projeto social da Casa do Líder 2, Ga DaLomba, falou ao SAPO sobre o “Nunca Experimentar”.

créditos: Foto@Cedida por Ga DaLomba

O vencedor do projeto social da segunda temporada da Casa do Líder, Ga DaLomba ambiciona levar projeto “Nunca Experimentar” para as outras ilhas e a diáspora. Segundo o artista, “Nunca Experimentar” é um projeto social sem fins lucrativos que visa prevenir e resgatar os jovens do consumo de drogas.

“O propósito é maior do que a música. A sociedade ajudou-me muito e então é mais do que o meu dever retribuir essa ajuda. Estive 15 anos no mundo das drogas e quatro em recuperação. Durante a minha recuperação tive uma recaída. Então este projeto é uma defesa para mim, bem como para a sociedade”, afirma.

Ga DaLomba está a trabalhar com os liceus, onde teve contacto com as drogas, bem como com algumas instituições como o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente – ICCA e o Centro Comunitário de Bela Vista. “Os jovens querem experimentar e se divertir, mas devem responsabilizar-se pelos seus atos. Mas não quero focar no problema, mas sim na solução”, afirma.
O ativista social e artista revelou que o projeto abrange todas as ilhas do arquipélago. “Comecei o projeto social só na ilha de Santiago por falta de recursos, mas graças à Casa do Líder vou alarga-lo para todas as ilhas e mais para a frente para a Diáspora.

É de realçar que “Nunca Experimentar” foi o projeto vencedor da Casa do Líder 2 com 73,5% dos votos. De acordo com o ativista social, quem venceu foi a sociedade, uma vez que sem o público não teria conseguido. “Agradeço a todas as pessoas que acreditaram e votaram no meu projeto”.

Questionado como foi a sua participação na Casa do Líder, Ga DaLomba diz: "Sou uma pessoa cheia de defeitos, como todos, que erra e continua a errar, mas acho que a diferença é que tenho uma mente aberta para melhorar os meus erros. Na Casa do Líder, dei o meu máximo para ser eu mesmo. O meu objetivo era criar uma montra para o meu projeto e acredito que consegui alcança-lo, visto que, o meu projeto foi vencedor”.

Em forma de alerta para as pessoas que estão a entrar no mundo das drogas, Ga DaLomba diz: “Quando estamos no mundo das drogas deixamos de lado o amor-próprio. É um suicídio lento e as pessoas próximas transformam-se nas nossas vítimas. Por isso façam escolhas saudáveis". Ga incentiva as pessoas que têm esse problema com a dependência a acreditar que é possível sair.

Neste mês de novembro, Ga DaLomba lançou ‘Dupla Personalidade’, o seu primeiro trabalho discográfico enquanto Ga. O músico também é autor de “Lomba na Mixtape” e colaborou no “Hip Hop Praia".

Comentários