Pessoa

Rui Luís Brás

Rui Luís Brás

  • PT

  • Nasceu a 16 de Outubro de 1967

Rui Luís Brás é um actor português.

Rui Luís Brás é um actor português.

Teatro


Iniciou a sua carreira em 1985, no grupo de teatro do Instituto Fran-co-Português em Le Roi Ubu. Concluiu o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema.Estreia-se profissionalmente no Teatro Aberto em 1988, sob a direcção de João Lourenço, em Romeu e Julieta. Trabalhou com Mário Feliciano, Filipe Ia Féria, Fernando Gomes, Jean Marie Villigier, Hélder Costa, Carlos Avilez, Adriano Luz, Almeno Gonçalves, e José Possi Neto, participando, entre outras, nas seguintes peças: D. João volta da Guerra, A Marmita de Papin, Ilha de Oriente, 1043 Extasis, Floresta de Enganos, A Primeira Página, Pastéis de Nata para a Avó, Os Mistérios de Lisboa, Democracia, Galileu. Trabalha desde 1990 entre Macau e Lisboa dirigindo como encenador diversos textos: A Sapateira Prodigiosa, A Casa de Bernarda Alba, Dona Rosinha a Solteira de Garcia Lorca, Não há nada que se coma?, Não Há Nada que se Coma...a saga continua de Francisco Pestana, A Trança Feiticeira (adaptação do romance de Henrique de Senna Fernandes, Como Água para chocolate (adaptação do romance de Laura Esquivei), As Mulheres de Atenas de Augusto Boal, O Pecado de João Agonia de Bernardo Santareno, O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vanconcelos, O Auto da índia de Gil Vicente, Esta Noite Improvisa-se de Luigi Pirandello, Falar Verdade a Mentir de Almeida Garrett e Provavelmente Uma Pessoa de Abel Neves.

Cinema


A Nuvem (realiz. Ana Luísa Guimarães), A Maldição de Maria Alva (realiz. António de Macedo), Un Ballon sur Ia Tête (realiz. Michaela Weappton), O Altar dos Holocaustos (realiz. António de Macedo), Amor e Dedinhos de Pé (realiz. Luís Filipe Rocha), Entre Mortos e Vivos (realiz. Sérgio Godinho), Os Imortais (realiz. António-Pedro Vasconcelos), Debaixo da cama (realiz. Bruno Neill) além de participações em filmes e telefilmes franceses.

Televisão


Participou como actor em diversas séries e novelas, entre as quais: Ricardina e Marta, A Grande Mentira, Telhados de Vidro, Verão Quente, O Grande Irã, Trapos e companhia, Esquadra de Policia, O Conde de Abranhos, O Programa da Maria, Super Pai, Alves dos Reis, Ajuste de Contas, Fúria de Viver, Tudo por Amor, O Jogo, A Ferreirinha, Morangos Com Açúcar - Série III, Uma Aventura, Floribella, Jura, Vingança, Resistirei e Feitiço de Amor.

Outras Experiências


Trabalha desde 1989 como orientador de diversos ateliers e grupos de teatro, tendo leccionado a disciplina de Interpretação no Conservatório de Macau entre 1994 e 1997. Dirige a companhia Pequeno Palco de Lisboa, da qual é co-fundador.

Adaptado de Sapo Saber a 25-02-2010

Comentários