Pessoa

Gerard Butler

Gerard James Butler

  • SU

  • Nasceu a 13 de Novembro de 1969

Gerard Butler (Glasgow, 13 de Novembro de 1969) é um ator escocês.

Gerard Butler (Glasgow, 13 de Novembro de 1969) é um actor escocês.

Filho de Margareth e Edward Butler, Gerard é o mais novo de três filhos. Passou os primeiros anos da sua vida em Montreal antes de regressar a Paisley, Escócia, após o divórcio dos seus pais. Cresceu com a mãe, que voltou a casar alguns anos mais tarde. Não teve mais contacto com o pai até fazer 16 anos. Estudou Direito na Universidade de Glasgow, onde desempenhou o papel de Presidente da "Law Society" da faculdade e estagiou como advogado após ter-se licenciado. Enquanto desempenhou esta função, passou a maior parte do tempo deprimido e a beber. Após ter sido despedido, começou a representar. A partir daí, deixou de beber e não coloca uma gota de álcool na boca há mais de 9 anos. Enquanto trabalhava como advogado, cantou com uma banda de rock chamada Speed, nunca tendo gravado nenhuma das suas canções.

Os seus primeiros papéis foram nas peças de teatro Coriolanus e Trainspotting, após os quais conseguiu o seu primeiro papel no cinema no filme Mrs. Brown ( 1997). Nesse mesmo ano, apareceu em Tomorrow Never Dies, e o seu primeiro grande papel no filme Drácula 2000, onde desempenhou a personagem principal. Contudo, o papel que o lançou para a ribalta foi Átila na série de televisão americana Átila, o Huno (2001). Apareceu também na série de televisão inglesa O Júri .

Começou a ter aulas formais de canto antes mesmo de ser escolhido para o papel principal na versão de Joel Schumacher de O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber, em ( 2004), treinando durante horas por dia desde Janeiro de 2003 a Janeiro de 2004. Tornou-se bastante amigo da sua companheira de filme, Emmy Rossum, que vê como uma irmã mais nova.

Enquanto filmava Mrs. Brown na Escócia com Judi Dench e Billy Connolly, estava a fazer um picnic com a sua mãe perto do rio Tay quando ouviu gritos de um rapaz que nadava com um amigo que estava em apuros. Butler lançou-se ao rio e salvou o jovem de morrer afogado. Recebeu um "Certificado de Coragem" da Royal Human Society. Afirmou que só fez o que qualquer pessoa teria feito.

Fez o papel do rei Espartano Leónidas no filme 300, uma adaptação da novela gráfica de Frank Miller, baseada no heroísmo dos 300 guerreiros de elite de Esparta na antiga batalha de Termópilas, na Grécia, onde desempenha o papel. As filmagens decorreram entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2006 em Montreal.

Adaptado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários