O gosto por cantar sempre o teve, mas Lenisa Baía ou Nissa Barbosa, como ficou mais conhecida a artista que tem causado sensação no cenário do público mais jovem, afirma que nunca antes tinha pensado em seguir a carreira da música.

"Profissionalmente, só há alguns meses é que comecei a cantar, antes cantava apenas para mim", revelou em entrevista ao SAPO Muzika.

Todo o seu caminho estava direcionada para seguir o seu curso em “Ciências Farmacêuticas” com uma vida de estudante dedicada apenas ao estudo.

"Sempre quis fazer qualquer coisa relacionada com medicina e por isso é que escolhi esta área", explicou.

E foi para isso que veio de Porto Novo, em Santo Antão, para a cidade da Praia, o ano passado. A sua história é invulgar. O encontro da música surgiu por um acaso já no final do seu primeiro ano de curso que a reuniu com Lil Mario e Jason Money, quando a produtora Str8 Cash caminhava ainda a passos curtos.

"Eu saía sempre tarde da escola, por isso tinha um taxista que me ia buscar todos os dias. Ele não tinha rádio no carro e então eu ia sempre a cantar durante a viagem. Um dia ele teve de apanhar outro cliente e levar-nos aos dois, na conversa essa pessoa disse-nos que tinha dois amigos que precisavam de uma vocalista, e o taxista contou-lhe que eu sabia cantar. Então ele apresentou-me ao Jason Money e ao Lil Mario, eu fui fazer um teste de voz e eles gostaram", contou.

Nissa Barbosa começou a nascer naquele dia, nome artístico que escolheu por afeição, e surpreendeu-se tanto a si mesma, como aos amigos e familiares.

Mas o crioulo de Santo Antão manteve-o definido na sua voz. Desde o princípio que teve de treinar bastante o "badiu" para cantar. "O Jason e o Lil Mario ajudam-me sempre", disse, sendo que o grupo considera ser essa a melhor forma de chegar ao público.

Str8 Cash em crescimento

Do conjunto, Lil Mario está mais dedicado à produção. Desde 2005 que começou a acompanhar a música e chegou a fazer uma mix-tape com os seus trabalhos. Há cerca de cinco meses conheceu Jason Money e decidiram fazer a produtora Str8 Cash. Quando começaram tinham apenas um pequeno quarto para compor as suas ideias.

Entretanto a produtora cresceu e passou para um estúdio no Palmarejo. Ao mesmo tempo, diferentes nomes de artistas começaram a entrar no seu currículo: Paulinha, J-Rock, Sementa D, além de Nissa Barbosa.

E enquanto a produção está ao cargo de Lil Mario, Jason Money está encarregue dos contactos: "Eu só junto os artistas que considero que são bons."

"Eu cresci em Miami, nos EUA, e fui depois para Boston onde conheci alguns grandes produtores e artistas, mas eu costumava ficar só a ouvi-los, até que quando vim para Cabo Verde decidi começar a fazer o que aprendi com os outros", contou.

"Quando ouvimos a Nissa pela primeira vez, ela não fazia rap, mas sabia cantar e tinha uma boa voz", relembrou Jason Money.

"Foram eles que me ajudaram a descobrir este talento para o Rap", revelou Nissa Barbosa.

A música "Barbie Girl" estava inicialmente destinada para outra artista, mas Nissa Barbosa chegou na altura certa à hora certa e aceitou cantar o tema. "Desde então ela tem tido um grande sucesso", acrescentou Jason Money.

Agora a Str8 Cash quer terminar as gravações finais do primeiro CD da artista que deve chegar no mercado no final de Novembro ou princípio de Dezembro. "O álbum tem de tudo um pouco, zouk, rap, afrohouse, tem um slow, é uma mistura de sonoridades", disse.

As letras das músicas foram escritas em conjunto e o grupo promete que os melhores temas do álbum ainda estão para ser descobertos pelo público. 

"Primeiro queremos fidelizar os fãs para que na altura em que fizermos o concerto de lançamento do álbum tenhamos a certeza que vamos ter a casa cheia", sublinhou Jason Money.

Ao mesmo tempo, Lil Mário afirma: "Esperamos mesmo que a música Barbie Girl tenha alguma nomeação nos Cabo Verde Music Awards pelo impacto que teve."

O apoio do público tem vindo de todas as ilhas. " De Santo Antão nem é preciso falar por que é a minha ilha, mas também tenho sentido que aqui na Praia as pessoas também gostam da minha música, tal como em São Vicente e no Fogo, ao fim e ao cabo todo o arquipélago", referiu.

Colaboração com outros artistas

Mais recentemente a artista produziu o remix da música "Djan Avisaba Bo" com a colaboração de Elji Beatzkilla, que resultou de uma curta passagem do artista por Cabo Verde. "Ele ouviu o tema, gostou e começou a trabalhar nele para fazer aquele remix", indicou Nissa Barbosa. Este trabalho vai contar ainda com a participação de Paulinha e Shaudeh Price.

Nissa Barbosa afirma nunca se ter concentrado num estilo específico de música. Projectos para o dia de amanhã ainda não existem, mas assevera: "Enquanto tiver esta oportunidade nas mãos não a vou deixar escapar." O que afirma com certeza é que onde estiver, quer estar com a St8 Cash. 

Por outro lado, os projectos da produtora na música são muitos. "Nós queremos lançar cada artista num segmento de música diferente", concluiu Lil Mario, acrescentando que este é um portefólio em construção.