Artigo

Yacine Rosa: “Mayra Andrade é minha fonte de inspiração”

A cantora de 20 anos é uma das novas vozes que se tem destacado na música nacional.

Yacine Denise Gomes da Rosa, de nome artístico Yacine Rosa, é uma jovem cantora que vem dando passos na cena musical cabo-verdiana.

Apaixonada pela música, a artista natural da cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, começou a dar os primeiros passos na música ainda criança em casa.

“A minha mãe sempre gostou de cantar música tradicional em casa e herdamos o gosto pela música. Eu e os meus irmãos brincávamos de uma banda. O meu irmão era compositor e eu e a minha irmã fazíamos coro. A nossa mãe gostava de nos ver cantar”, lembra sorridente.

Aos 14 anos, a jovem integrou num grupo de coro de igreja na cidade de São Filipe e a partir daí passou a ser conhecida na ilha do Fogo.

Dois anos mais tarde, Yacine começou a atuar, juntamente como algumas bandas, em restaurantes da ilha do vulcão. “Já cantei também nas ilhas do Sal, Brava e participei no evento “Vozes das Ilhas”, em São Vicente”, conta.

A jovem revelou ao SAPO que é fã da cantora Mayra Andrade e que desde pequena interpreta as suas músicas. “Ela é a minha fonte de inspiração. Gosto muito de cantar as suas músicas”, afirma.

Segundo a jovem, o sonho da mãe é vê-la concluir os estudos, mas, de momento, diz estar focada na música. “A música é o ar que respiro. Não consigo viver sem isso”, afirma.

Há seis meses, aos 20 anos, rumou para a cidade da Praia para aventurar-se na música. “Aqui tenho mais oportunidades”, salienta.

Desde que se mudou para a capital, Yacine tem atuado no espaço Quintal da Música, no Plateau.

Questionada sobre qual o estilo de música que a define, Yacine diz ser uma cantora de música tradicional. “Gosto de coladeira”, afirma.

No que se refere a planos para o futuro, a jovem diz estar focada na gravação do seu primeiro single e a ter aulas de música, bem como a aprender a tocar piano na Casa da Música Uni-CV, no Plateau.

O primeiro single da jovem natural da ilha do Fogo está a ser produzido por Ivan Medina, que diz está a estrear-se como produtor.

“Quero continuar a trabalhar cade vez mais na música para poder atingir o meu objetivo que é gravar um álbum e cantar em todas as ilhas do arquipélago e noutros países”.

Comentários