Artigo

Duelo de divas nos Grammys: Guia para acompanhar a cerimónia

Adele e Beyoncé lideram as nomeações às 59ª edição dos Grammy Awards.

Em dezembro do ano passado, Meghan Trainor (cantora que venceu o galardão de Melhor Nova Artista em 2016) durante o programa das manhãs do canal CBS anunciou os nomeados aos Grammys. Depois de várias semanas de apostas entre os fãs, os grandes vencedores serão conhecidos na gala da noite deste domingo. Em Portugal, a cerimónia será transmitida na SIC Caras na madrugada de domingo (12) para segunda (13), a partir da uma da manhã. Antes, a partir da meia-noite, o E! Entertainment dá conta de quem vai desfilando pela passadeira vermelha.

Adele e Beyoncé lideram as nomeações às 59ª edição dos Grammy Awards. Apesar de ter sido editado em 2015, o álbum "25", da cantora britânica, concorre pela primeira vez aos Grammys porque, segundo o regulamento, só podem ser nomeados artistas que tenham lançado algo novo entre 1 de outubro do ano anterior e 30 de setembro do ano corrente.

Beyoncé

Nas principais categorias, Adele está nomeada para Gravação do Ano, Canção do Ano e Álbum do Ano. Beyoncé concorre nas mesmas categorias, com disco "Lemonade" e o tema "Formation", estando ainda nomeada em outras seis categorias secundárias. No total, a ex-Destiny's Child soma nove nomeações equanto Drake, Rihanna e Kanye West estão indicados em oito categorias. Adele concorre a cinco prémios.

Justin Bieber também se destaca entre os nomeados. O cantor concorre na categoria de Canção do Ano com "Love Yourself" e Álbum do Ano ("Purpose"). Os Lukas Graham também estão nomeados em duas das principais categorias (Canção e Gravação do Ano) com "7 Years".

"Views", de Drake", e "A Sailor's Guide to Earth", de Sturgill Simpson, também concorrem ao galardão de Melhor Álbum do Ano.

Kelsea Ballerini, The Chainsmokers, Chance The Rapper, Maren Morris e Anderson. Paak estão nomeados na categoria de Artista Revelação.

Entre os nomeados está também Joey Alexander, um jovem da Indonésia com apenas 13 anos. O jovem músico, que já tinha conquistado o público com as suas habilidades ao piano, foi novamente nomeado aos Grammys na categoria de Melhor Improvisação a Solo de Jazz.

De The Weeknd a Lady Gaga: Quem vai atuar nos Grammys?

Lady gaga

Adele vai ser uma das estrelas da música que vão atuar na gala de entrega dos Grammys. De acordo com uma anúncio do canal CBS, a cantora britânica vai apresentar um tema do seu mais recente disco, "25". Mas a 59ª edição do evento reserva muitas mais surpresas: Beyoncé, que anunciou recentemente que está grávida, deve ser ser uma das estrelas em palco. Mas, caso a cantora não arrisque atuar, Bruno Mars, John Legend, Dave Grohl, Demi Lovato, The Weeknd com Daft Punk muitos outros vão garantir a animação.

Depois do Super Bowl, Lady Gaga também vai subir ao palco da cerimónia dos Grammys, mas desta vez acompanhada pelos Metallica. A atuação da cantora com a banda é um dos assuntos que mais tem dado que falar nas redes sociais.

Nina Simone e Velvet Underground vão ser homenageados nos Grammys

Além dos Grammys habituais que premeiam as melhores obras do ano anterior, a indústria da música oferece todos os anos os Grammy Lifetime Achievement Awards, que reconhecem as carreiras mais influentes.

A lendária cantora norte-americana Nina Simone, os pioneiros do rock Velvet Underground e o grande nome do funk Sly Stone vão receber um Grammy de carreira em 2017.  A "primeira-dama da música gospel" Shirley Caesar e a lenda do piano Ahmad Jamal também irão receber o Grammy Lifetime Achievement Award, assim como Charley Pride e Jimmie Rodgers.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 12 de fevereiro. James Corden, apresentador conhecido pela rubrica "Carpool Karaoke", vai ser o anfitrião.

Nomeados nas principais categorias (veja aqui a lista completa):

MELHOR ÁLBUM DO ANO
Adele, "25"
Beyoncé, "Lemonade"
Sturgill Simpson, "A Sailor's Guide to Earth"
Justin Bieber, "Purpose"
Drake, "Views"

GRAVAÇÃO DO ANO
"Hello", Adele
"Formation", Beyoncé
"7 Years", Lukas Graham
"Work", Rihanna feat. Drake
"Stressed Out", Twenty One Pilots

CANÇÃO DO ANO
"Formation", Beyoncé
"Hello", Adele
"I Took a Pill in Ibiza", Mike Posner
"Love Yourself", Justin Bieber
"7 Years", Lukas Graham

ARTISTA REVELAÇÃO
The Chainsmokers
Chance the Rapper
Anderson Paak
Maren Morris
Kelsea Ballerini

Conheça na galeria os artistas mais nomeados:

Comentários