Artigo

Tété Alhinho apresenta “Mornas ao Piano” em dois concertos em Portugal

Concertos acontecem dias 10 em Lisboa (Teatro Trivoli) e 11 em Porto (Casa da Música).

A cantora e compositora cabo-verdiana Tété Alhinho está de regresso aos palcos e fará um concerto de apresentação do seu novo álbum “Mornas ao Piano” nos dias 10 em Lisboa (Teatro Trivoli) e 11 em Porto (Casa da Música).

Os dois concertos com o selo de qualidade de Misty Fest conta com a participação especial de Dany Silva e tem como artistas convidados, Carmen Sousa & Theo Pascal Duo.

Nascido a partir de uma campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo), “Mornas ao Piano” foi gravado entre Lisboa(Portugal) e a Cidade da Praia com passagem por Roterdão na Holanda e foi editado no dia 07 de Abril em Portugal, com distribuição digital para todo o mundo.

Contou com a participação, nas gravações, de músicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Estados Unidos da América e Portugal, numa viagem pelas sonoridades dos quatro cantos do Oceano Atlântico.

O seu lançamento mereceu ainda entrada directa para o TOP 10 em Portugal, ocupando o 8º lugar da tabela dos discos mais vendidos em território português.

“Lua Bonita” foi o primeiro tema a ser revelado, quando se deram início às gravações de “Mornas Ao Piano”, em Setembro de 2015.

“Mindel de Mãe Auta” a primeira música deste CD com 10 faixas, foi eleita “Melhor Morna” nos Cabo Verde Music Awards 2017 e é uma morna dedicada à mãe de Teté Alinho.

O disco conta, com as participações dos músicos Ricardo de Deus, ao piano, Francelino Silva, no contrabaixo (que faz parte da Orquestra Nacional de Cabo Verde), e Rob Leonardo, na bateria e percussão.

No passado dia 12 de Maio, Tété Alhinho atuou pela primeira vez em Macau, com um espectáculo no Teatro Dom Pedro V, que esgotou completamente para ouvir “Mornas Ao Piano”.

Considerada um nome incontornável da música de Cabo Verde, Tété Alhinho arrebatou o mundo com a sua voz nos anos 90, no grupo Simenteira.

Em 2004 editou “VOZ” com Mário Lúcio Sousa, ao qual se sucedeu o single “Mi ma nha San Jon”, editado em 2014, enquanto, pelo meio, em 2008, gravou com a filha, Sara Alhinho, o álbum Gerassons.

Teté Alhinho é autora e compositora de mais de 50 canções, entre as quais “Dia T”chuva Bem”, “A tema”, “Chibinho”, “C”Lamor”, “Coladera nobo”, “Conversa adiada”, “Desabafo”, “Dia qui’m vira”, “Mudjer e Terra verde”.

Comentários