Artigo

São Vicente: Tudo pronto para noite de homenagem a Bob Marley na zona da Ribeirinha

Admiradores de Bob Marley voltam a reunir-se ao fim da tarde de hoje, na zona da Ribeirinha, na 11ª edição do evento Tributo a Bob Marley, que reúne bandas e artistas do arquipélago e da diáspora.

A atividade, de acordo com o grupo “Os mensageiros”, mentor da iniciativa, marca, este ano, o 36º aniversário do desaparecimento físico do cantor jamaicano, e deve iniciar-se ainda no período da tarde com animação de DJ.

A novidade, segundo a mesma fonte, é a presença do grupo Rubera Roots Band, formada por seis jovens cabo-verdianos radicados em Amadora (Portugal), e que, por esta ocasião inicia uma turnê inédita de 10 dias a Cabo Verde.

Para além da participação no Tributo à Bob Marley, hoje em São Vicente, Rubera Roots Band já tem concertos agendados para Santo Antão (12 de Maio), Santiago (13 de Maio), Boa Vista (20 de Maio) e Ilha do Sal (21 de Maio).

Rubera Roots Band já tem no mercado um álbum, “Miltância Rastafari”, e um single “Graças a Jahovia”, e tem em preparação o seu segundo álbum de originais.

Ao longo da tarde/noite de hoje, na Ribeirinha, entre às 18:00 e às 24:00, deverão atuar ainda, além do grupo Rubera Roots Band, os artistas e bandas Djim’s & Banda, Dub Squad, Wilson Silva e Alberto Koenig, The, Memo & Mindel Groove e Abiotic Womr’s.

Há ainda um naipe de vozes convidadas, entre elas Djuna, Andreia, Jorge Claudio, Carmen e Nhanga.

Segundo Milton Duarte, da organização, a iniciativa é uma forma que o grupo “Os mensageiros” encontrou para homenagear aquele que foi o “grande homem, músico e pensador”, e, para muitos, “o profeta do reggae”, para além de ser um momento em que se dá abertura a artistas locais para subirem a um palco e mostrar o seu talento.

Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley, nasceu numa favela de Kingston (Jamaica) em 1945 e faleceu a 11 de maio de 1981.

A biografia oficial do músico assinala que Bob Marley, que teve uma juventude “bastante difícil”, o que o ajudou a retratar nas suas músicas os problemas sociais, começou a carreira musical com o grupo The Wailers, que incluía Peter Tosh e Bunny Livingston.

O seu primeiro sucesso foi “No Woman no Cry” em que o reggae começou a ganhar fama internacional e conquistou o mundo.

Seguiram-se “I Shot the Sheriff”, famosa pela interpretação de Eric Clapton, e “Get up, Stand up”.

Bob Marley foi também um dos maiores representantes do movimento rastafári e um mito para “muitas gerações”.

Comentários