Artigo

São Domingos: Aulas da Escola de Música arrancam esta segunda-feira com 70 alunos

As aulas na escola que foi inaugurada neste final de semana vão ser lecionadas no edifício da Câmara Municipal, por músicos experientes, conforme o vereador da Cultura.

A primeira aula da Escola de Música de São Domingos, que almeja formar profissionais da área, arranca hoje com 70 alunos, numa parceria entre a autarquia e a Associação de Escuteiros de Cabo Verde (AECV).

Em declarações à Inforpress, o vereador da Cultura, Manuel Pereira “Manel de Candinho”, afirmou que a escola de música encontra-se de portas abertas a todos os que “gostam e querem” aprender mais sobre a ciência da música, sendo que a ideia é ter uma orquestra municipal.

“Os alunos vão aprender a música no seu todo e a ciência da música, que é a teoria musical e solfejo, porque podemos aprender a tocar sem aprender a ler, mas continuamos analfabetos na música, portanto vamos proporcionar esta base aos formandos, principalmente as crianças que querem fazer o futuro na música”, explicou.

Além das aulas teóricas, os formandos também terão a oportunidade de conhecer e manusear instrumentos, como piano, violão, violoncelo, violino, baterias, percussão, contrabaixo entre outros, visto que, segundo o vereador, o propósito é, ainda, fazer de São Domingos um centro onde as pessoas vêm de longe para aprender a música.

“Vamos formar grandes músicos aqui e, pretendemos, que São Domingos venha a ter uma escola superior de música que vai abastecer outros países vizinhos da África”, frisou, indicando que os formandos terão a oportunidade de aprender técnicas e métodos utilizados nas “mais modernas” escolas de música da atualidade.

Manel de Candinho realçou que a Escola de Música de São Domingos é a “realização de um sonho” da câmara municipal, em “prol do desenvolvimento cultural do município”, em parceria da AECV e com o apoio do Ministério da Cultura.

As aulas na escola que foi inaugurada neste final de semana vão ser lecionadas no edifício da Câmara Municipal, por músicos experientes, conforme o vereador da Cultura.

Comentários