Artigo

Presidente da SCM participa no Conselho Internacional de Criadores de Música

A presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, participa no encontro mundial das sociedades de direitos de autor no domínio da música que se realiza nos dias 7 e 8 de Novembro na capital japonesa, Tóquio.

foto@Myspace

Este evento é organizado pelo Conselho Internacional das Sociedades de Autores Musicais no Mundo (CIAM) e Solange Cesarovna vê a presença cabo-verdiana neste evento uma “honra para a Sociedade Cabo-verdiana de Música e um “momento muito especial para a projeção” do país.

A presidente da SCM informou hoje, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, que vai apresentar um painel sobre a gestão coletiva e a criação de novas sociedades durante o qual vai partilhar a experiência do país sobre como criar uma sociedade de raiz, bem como os desafios e as ações que a Sociedade Cabo-verdiana de Música almeja no sentido de os objetivos sejam concretizados em “tempo útil e oportuno”.

Em Tóquio, Solange Cesarovna vai demonstrar a “determinação” da sociedade que representa na defesa dos direitos dos autores e criadores de música.

Segundo ela, vai à capital nipónica com o objetivo de propor acordos de reciprocidade na área da música e que, neste momento, estão a negociar com as sociedades do mundo na área da música”.

De acordo com Cesarovna, a SCM está comprometida com a causa da defesa dos direitos de autor do músico e criador cabo-verdiano, onde a sua obra esteja a ser utilizada e executada.

“Para além da partilha das nossas aspirações e fazer o Sociedade Cabo-verdiana de Música ser melhor conhecida, este será também o momento (Encontro Mundial de Música) de estarmos dentro da rede das sociedades que estão a debater os vários desafios que as sociedades de direitos de autor têm hoje no mundo”, precisou.

No entender da presidente da SCM, o convite para participar no CIAM é o reconhecimento do trabalho que esta organização vem fazendo com muito esforço e “louvável de ser partilhado”.

Comentários