Artigo

Praia volta a receber Noite Branca com Bulimundo a encerrar

O Platô será este fim de semana novamente palco da Noite Branca. Este ano, pela primeira vez, haverá um dia de abertura na sexta-feira, 16, e a noite de branco será neste sábado, 17, das 17h às 02h.

Noite de branco será neste sábado, 17, das 17h às 02h

A Câmara Municipal da Praia convocou hoje, 14, a imprensa para fazer a apresentação do programa completo de atividades que se encontra dividido em 19 pontos de espetáculos.

“Esperemos que venha a ser mais uma noite de muito glamour, de muita música, cultura nas suas diversas áreas e manifestações e que possa ser uma noite de paz”, começou por dizer o vereador do desporto, José Eduardo dos Santos, em representação da vereadora da cultura, Débora Sanches.

Do programa deste ano faz parte o projeto “Poema Gigante” (Giant Poem), uma ideia do antropólogo espanhol Angel Arenas, promovido pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde e Poetopía. Um papel branco de cerca de 130 metros que convida a população a mergulhar num “Mar de Criatividade”. O projeto já esteve em 65 cidades e 25 países e é primeira vez que está num país africano.

“É um projeto de grande impacto nas pessoas. Estamos a falar de um evento participativo, onde o público é protagonista e podem escrever poemas. A possibilidade que projeto dá às pessoas de enfrentar um papel em branco e fazer algo original e criativo, o que muitas vezes os artistas têm de fazer, e é muito difícil”, explicou Maria Castro da Embaixada de Espanha em Cabo Verde.

“Para nós é um prazer estar neste país. O projeto já tem 10 anos e já participaram cerca de 400 mil pessoas”, acrescentou o mentor Angel Arenas.

“Poema Gigante” estará na Rua Pedonal, Platô, nos dias 15 e 16. Amanhã, 15, das 9h às 17h, e na sexta-feira das 15h às 21h. Irá contar com duas novidades: a inclusão da realidade virtual (poema virtual) e a poesia com laser.

Teté Alhinho faz abertura do palco musical

Teté Alhinho faz o lançamento do seu novo CD “Mornas ao Piano” na Praça Luís de Camões esta sexta-feira, 16, pelas 21 horas, na abertura da Noite Branca.

“Eu pensei que há muitos anos tivesse terminado de ter filhos mas continuei porque cada CD é como um novo filho. Demora às vezes um ano, dois anos, este demorou um bocadinho para se conseguir o objetivo. É um CD que remonta à minha infância, a minha vivência com o piano com o qual cresci em São Vicente.”

Segundo a cantora, o álbum contém composições suas mas também de vários outros artistas nacionais como Mário Lúcio, Daniel Spencer e Paulino Vieira.
“Gostaria nessa noite de oferecer ao público da Praia um concerto diferente, com um piano, um contrabaixo e percussão. Espero realmente que gostem”, disse.

Já se pensa na descentralização da Noite Branca

A Noite Branca tem atraído, segundo José Eduardo dos Santos, “ seguramente mais de 3 mil pessoas para o centro da cidade” e de ano para ano tem sido cada vez maior essa dinâmica.

“Estamos a contar que este ano vai ser, mais um vez, uma grande enchente e já se pensa em descentralizar o evento porque o centro começa a ficar pequeno para a Noite Branca. Estamos a ponderar isso, vamos avaliar este ano novamente. No ano passado fechamos algumas ruas que habitualmente não fechavamos para permitir maior fluxo de pessoas. Este ano acreditamos que vai ser a maior enchente de todos os anos”, continuou.

Além do “Despertar para Noite Branca”, às 19h, e a “Casa do Pai Natal” na Praça Alexandre Albuquerque, a Noite Branca contará ainda com 19 grupos de atividades: “Exposição de Artesanato/Prendas de Natal” (Paços do Concelho); “Noite Regada (Encontro com oos melhores poetas)” (Palácio da Cultura); “Salpicado a Dançar” (Largo Ténis); “Praça Cultural” (Praça Alexandre Albuquerquer); “Casa das Artes” (Travessa Palácio da Justiça); “Feira de Artesanato” (Rua Pedonal); “Cinema de Rua” (Travessa Mercado/TACV); “Roda de Batuco” (Rua Pedonal 5 de Julho – frente ao Mercado); “Exposição de fotografias” (Travessa Mercado); “Palco do Riso e Ilusionismo” (Cinema da Praia); “Natal no Belém” (Ponta Belém); “Concerto Íntimo” (Pracinha da Escola Grande); “Noite Branku di Pikinoti” (Pracinha da Escola Grande); “Praia by Night” (Pracinha da Escola Grande); “Roda de Capoeira” (Rua Pedonal); “Palco Jovem” (Avenida Amílcar Cabral); “Show da Noite Branca” (Avenida Amílcar Cabral); “white Fashion” (Liceu Domingos Ramos) e “White Dancing Night” (Liceu Domingos Ramos).

Entre fotografia, dança, magia, pintura, artesanato, moda, poesia, cinema, gastronomia e música a animação não irá faltar. Bulimundo encerra o certame às 00h45 na Pracinha da Escola Grande (Luís de Camões) e estão também previstas atuações de Hélio Batalha, Kady Araújo, MC N'gunda, Maruca, Kaku Alves, entre muitos outros.

Comentários