Artigo

Hilário Silva e Edson Lopes vão estudar na Berklee College of Music no verão

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a Berklee College of Music, uma das mais conceituadas do mundo, atribuiu duas bolsas de estudo a dois jovens artistas cabo-verdianos.

créditos: @Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas

No âmbito da semana da Atlântic Music Expo (AME) e do Kriol Jazz Festival, a Berklee College of Music esteve uma vez mais na cidade da Praia não só para uma atuação mas também para ministrar um workshop e selecionar dois jovens para o curso de verão na prestigiada escola de música nos EUA.

Hilário Silva e o saxofonista Edson Lopes foram os contemplados este ano para o curso que acontece de 8 de julho a 11 de agosto.

Paralelamente Yannick Almeida foi selecionado para receber aulas online e o jovem Fred Frederico, de apenas 15 anos, recebeu um kit de instrumentos. Todos os participantes do workshop que aconteceu na Praia receberam certificados de participação.

Para Hilário Silva a terceira foi de vez. O cantor já tinha tentado a sua sorte por duas vezes. Ao SAPO Muzika conta que foi "uma semana intensa a aprender e a ser inspirado".

Da experiência, que representa o realizar de um sonho, diz que espera retirar "conhecimento, conhecer outros músicos mais experientes" e inspirar-se neles.

Nos últimos anos, jovens cabo-verdianos selecionados mostraram ter alguns dificuldades, nomeadamente financeiras, para deslocação e não só. Quanto a isso Hilário Silva responde: "Dificuldades há sempre. Há que procurar parceiros ... e ter muita fé".

Por sua vez, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, presente na entrega dos certificados, garantiu que há já alguns anos que a CMP tem um "sistema de apoio para deslocação" e que "seguramente o Governo associar-se-á a esta iniciativa".

Kady Araújo, Sadia Youssouf, Xiomara Semedo, Fattú Djakité, Nelly Cruz, Sara Alhinho e Khaly Angel são alguns dos nomes já selecionados em edições anteriores.

Comentários