Artigo

Gabriela Mendes atua em festivais na Áustria e Suíça

Cantora vai estar igualmente na V edição de Kavala Fresk Feastival.

créditos: SAPO CV

A artista cabo-verdiana Gabriela Mendes atua nos dias 09, 10, 11, 12 de agosto nos festivais “Foen-X Festival 2017” em Áustria e “Buskers Bern Street Music Festival” na Suíça.

De acordo com uma nota de imprensa da Casa da Morna, antes da cantora participar nos dois festivais, onde estará acompanhada dos músicos Paulo Bouwman, Toy Vieira, Francelino Silva e Walter Matos, vai participar na V edição de Kavala Fresk Feastival, este sábado, dia 08 na Praça Dom Luís em São Vicente.

Perfil

Natural de Mindelo, na ilha de São Vicente, onde nasceu em 1973, Gabriela Mendes descobriu a música aos quatro anos com a mãe, que costumava então acompanhar o conhecido violonista Malaquias.

Ao ingressar na Escola Salesiana, frequentada por nomes como Tito Paris, Paulino Vieira ou Bau, integra o grupo coral, como solista.

Nas festas locais, aprende as melodias tradicionais das mornas, funanás e coladêras. Encorajada por Bau, Voginha e Bius, começa a dar concertos no final dos anos 90 em bares e hotéis do Mindelo.

Em 2000, participou nos festivais de Santo Antão e de Santa Maria (ilha do Sal). Em 2002, dá os seus primeiros concertos em Portugal.

Três anos depois, grava em Paris o seu álbum de estreia, “Tradição”, em que revisita compositores como Manuel d’Novas, Vasco Martins, Tcheka ou Amândio Cabral. O disco recebeu “rasgados elogios” da crítica francesa.

Comentários