Artigo

Ele não aprovaria mas os videoclips de Prince já podem ser vistos online

Videoclips oficiais de Prince começaram a aparecer esta sexta-feira no YouTube, um ano após a morte da estrela pop, que era um inimigo do site.

Os vídeos de algumas de suas músicas clássicas - incluindo faixas do seu filme de 1984 "Purple Rain", como "When Doves Cry" e "Let's Go Crazy" - ficaram disponíveis numa conta oficial de Prince.

A conta está ligada ao selo de Prince na Warner Brothers Records, que no mês passado reeditou "Purple Rain" numa edição mais completa que atingiu o número quatro no top de álbuns da Billboard.

Prince foi um entusiasta precoce da Internet, mas depois tornou-se um crítico ávido, acusando a omnipresença da música online gratuita pela degradação da remuneração dos artistas.

O artista contratou uma equipa de monitores on-line que usou meios legais para tirar os vídeos dele da Internet, incluindo pequenos clips de fãs feitos por dispositivos eletrónicos e colocados nas redes sociais.

Prince morreu em abril de 2016 na sua propriedade de Paisley Park no Minnesota devido a uma overdose acidental de fortes analgésicos.

Desde então, a sua família intensificou os esforços para monetizar a sua música.

O seu catálogo voltou no início deste ano a estar em todos os principais sites de streaming, incluindo o Spotify.

Comentários