De acordo com a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, a medalha e o diploma do prémio Nobel da Literatura serão entregues no sábado ou no domingo, já que o músico tem previstos concertos no fim de semana em Estocolmo, que foram agendados antes de se saber que seria laureado.

"A boa notícia é que a Academia Sueca e Bob Dylan concordaram em reunir-se no fim de semana em Estocolmo", escreveu Danius no seu blog, antes de acrescentar que "nenhum órgão de imprensa estará presente no encontro".

A atribuição ado Nobel a Dylan será feita na presença de um pequeno grupo de pessoas e de forma privada, sem a presença de qualquer órgão de comunicação social, sublinhou Sara Danius.

Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido em outubro passado com o Nobel da Literatura, mas não esteve presente na cerimónia formal de entrega em dezembro.

O músico tinha até 10 de junho para reclamar o valor monetário do Nobel da Literatura, de 824 mil euros.

A tradição exige que o laureado ofereça um discurso aos seus benfeitores, chamado ‘palestra Nobel’, não importa em que formato, pode até ser um vídeo ou uma canção. Esta ‘palestra’ tem que decorrer no espaço de seis meses, a contar do dia em que decorreu a cerimónia de entrega do prémio (10 de dezembro).

Bob Dylan foi distinguido com o Nobel da Literatura "por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".