Artigo

Praia: Jorge Humberto atua em dois concertos no Quintal da Música

Jorge Humberto

O músico e compositor Jorge Humberto, radicado em França, apresenta novo álbum e atua em dois concertos previstos para esta sexta-feira e sábado, no Quintal da Musica, na Cidade da Praia.

Segundo a pagina do espaço, o cantor que se encontra em Cabo Verde para promover o sétimo disco da sua já longa carreira artística, intitulado “ Nôv`Astral”, vai estar acompanhado dos músicos Ulisses Português (piano), Ivan Medina (Cavaquinho e guitarra), Robert Leandro(bateria), Adao Brito (viola baixo) e Ze Rui de Pina (cavaquinho).

Os dois concertos agendados para às 21:00 será uma oportunidade de ouvir temas deste novo trabalho discográfico gravado em São Vicente, no Le Studio, de seu amigo Jorge Nunes, em janeiro/fevereiro deste ano.

Até outubro, o compositor e intérprete estará empenhado na promoção do disco, como empenhado andou, ao longo de dois anos, na sua produção, arranjo e gravação, tarefa árdua na qual pôde contar com o concurso da sua companheira, Maria Alice, como de muitos outros nomes do círculo de amigos de Jorge Humberto, além da Câmara Municipal de São Vicente e da Presidência da República.

"Nôv`Astra"l apresenta 13 músicas, todas concebidas e interpretadas por Jorge Humberto, no "estilo irrequieto" já conhecido do autor.

No decurso desta temporada em Cabo Verde, para a promoção do disco, o artista pretende ir a Santo Antão, Sal e Santiago.

Trata-se, segundo Jorge Humberto, de “uma aventura” a que se propôs para dar um ar da sua graça, já que para os seis discos anteriores se socorreu de produtores.

Jorge Humberto surgiu para a música e para o público na década de 1980, basicamente através do concurso de vozes da época Todo Mundo Canta, da JAAC-CV.

Na sequência de um acidente de trabalho, em 1989, o cantor evacuado para Portugal, onde se tratou e permaneceu por vários anos, até 2005.

Em 1992, gravou o seu primeiro disco, Guentá, mais tarde M oiób M Consolá, em 1994, e depois, dois anos mais tarde, Porto Experimental, todos em Portugal.

Seguram-se-lhes Identidade, em 2005, na França, e Ar de nha Terra, em 2009, em São Vicente, pela produtora Harmonia.

Ar Puro surgiu, em 2014, na França, e, finalmente, agora, Nôv`Astral, gravado na terra natal do cantor, São Vicente.

Comentários