Artigo

Álbum “20 anos depois” de Alcides em concerto pela primeira vez em Cabo Verde

O álbum “20 anos depois” de Alcides Nascimento vai estar este sábado, 25, pela primeira vez em concerto, na Cidade da Praia, e reúne no mesmo palco vários artistas cabo-verdianos para dar voz às melodias do cantor.

Este único trabalho discográfico de Alcides, filho do cantor Bana, foi gravado em Outubro de 1996 com o nome “Pensamento”, mas somente um ano depois é que foi lançado no mercado e agora foi reeditado com o nome “Alcides-20 anos depois”, graças a uma campanha de “crowdfunding” (financiamento coletivo).

Com a orquestração e arranjos de Paulino Vieira, e a interpretação e timbre da voz “única” de Alcides, desde logo o disco tornou-se uma referência na música de Cabo Verde.

Há vários anos fora do mercado, o disco é agora produzido numa edição limitada, que só estará disponível no site www.alcides-album.com e em outras plataformas online, assim como nos espetáculos comemorativos dos 20 anos da primeira edição.

Alcides Nascimento teve uma doença crónica e incapacitante que o impediu de seguir a carreira musical.

Neste sábado, Cabo Verde, mais precisamente a Cidade da Praia, recebe a primeira apresentação da reedição deste trabalho discográfico de Alcides.

Neste concerto, uma vez mais Alcides convida a dar voz às suas melodias “grandes nomes” da música de Cabo Verde, nomeadamente os cantores Nhelas Spencer, Cremilda Medina, Rui Di Bitina, Teresa Araújo, Albertino Évora, Tete Alhinho, Djoy Amado e Dulce Sequeira.

Segundo a organização, vai ser uma oportunidade que quase se pode dizer “única” de ouvir todas estas “fantásticas” vozes da música cabo-verdiana numa só noite.

O primeiro concerto de comemoração dos 20 anos do disco realizou-se no dia 26 de Novembro de 2016 no Centro Cultural de Belém em Lisboa, Portugal, e contou com vários convidados, incluindo Maria Alice, Nancy Vieira, Sara Tavares, Tito Paris, Rui Veloso, Dany Silva, Ana Firmino, Dead Combo, Celina Pereira, Luis Caracol, Lucibela e Mário Marta que tornaram a noite um momento inesquecível para todos.

Em Roterdão, na Holanda, foi também, realizada a comemoração dos 20 anos do álbum, no dia 15 de Outubro de 2017.

O espetáculo contou com os cantores cabo-verdianos residentes na Holanda, Dina Medina, Johnny Ramos, Melissa Fortes, Jacqueline Fortes, Grace évora, Eleine da Silva, Wendi Teixeira, Poliana Vieira e Luís Fortes.

Estas duas apresentações, em Lisboa e em Roterdão, tiveram a direção musical de Toy Vieira.

Artigo do parceiro

SAPO Muzika

Comentários