Artigo

Yuran Henrique diz estar satisfeito com exposição “Reverso”

Exposição esteve patente de 21 de Abril a 12 de Maio na cidade da Praia.

Yuran Henrique

O jovem artista plástico cabo-verdiano, Yuran Henrique disse hoje à Inforpress que está satisfeito com o resultado da sua exposição intitulada “Reverso”, porque as pessoas passaram a conhecer melhor o seu estilo artístico.

“A exposição foi visitada por muita gente que passou a conhecer melhor o meu trabalho e o meu estilo e acredito que a minha proposta foi muito bem aceite”, afirmou à Inforpress o também ator e cartoonista mindelense, em jeito de balanço da exposição que promoveu no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, de 21 de abril a 12 de maio.

Segundo o artista, “Reverso”, uma exposição composta por 42 obras de diferentes dimensões (1,30m, 2m 45*60cm) apresenta “um novo imaginário, uma interpretação da sua identidade cultural, uma proposta para o futuro da arte cabo-verdiana, com novas maneiras livres de retratar os pensamentos”.

Conforme explicou ainda, trata-se também de uma “expressão poética” que caracteriza as personagens que cria – no reverso da luz -, ou seja, o outro lado e maneira de expressar o pensamento. Yuran Henrique que acredita que a arte cabo-verdiana pode mudar no futuro, disse que vendeu algumas das suas obras nesta exposição/venda.

O artista que vai focalizar agora numa próxima exposição, adiantou à Inforpress que vai levar “Reverso” à sua ilha natal, São Vicente, mas ainda não tem uma data definida.

Yuran Henrique é artista plástico, cartoonista, ator e “contador de estórias”, natural de Mindelo, mas a residir na Cidade da Praia desde 2014.

A sua primeira exposição foi “Artérias do tempo”, na Câmara Municipal da Praia, e, posteriormente a coletiva “Ciclo Contemporâneo” na Galeria PauTcha Art.

Comentários