Artigo

Tikai lança novas peças “Chipititi” e “Bate ku liza”em formato DVD

O grupo de teatro Tikai faz o lançamento do sexto trabalho teatral, intitulado "Chipititi” e “Bate ku Liza” (lavar e passar, em português), em formato DVD, esta quinta-feira, na Cidade da Praia, depois das projeções.

créditos: Inforpress

As duas peças foram gravadas na localidade de Ribeirão Manuel, em Santa Catarina (Chipititi), e em São Miguel (Bate ku Liza), em que o grupo fez projeções das peças em vários concelhos e localidades da ilha de Santiago antes de sair em formato DVD, como forma de fazer a promoção e conseguir financiamento para a produção do mesmo.

A peça "Chipititi", conforme explicara à Inforpress na altura da gravação, o ator João Pereira “Tikai”, é a história de um rapaz desobediente que, enquanto o pai vai à monda, fica encarregado de levar comida todos os dias ao progenitor, mas em vez de cumprir a ordem da mãe prefere ir jogar à bola.

A segunda peça, incluída no mesmo DVD, desenvolve a temática da infidelidade, mas de uma forma cómica, segundo o ator,  pois a mulher que é infiel leva uma “vida boa”, enquanto o marido vai trabalhar e não se apercebe que está sendo enganado dentro da sua própria casa.

Para essas duas peças, informou, vai manter a base dos atores e introduzir personagens novas, mas, devido a dificuldade financeira, nesta peça, ao contrário das outras, vai haver redução do número de atores.

A primeira peça conta com nove elementos e a segunda com apenas cinco elementos.

Depois de dois anos sem gravar novas peças, o ator João Pereira disse que tem tido alguma dificuldade para a produção das peças em DVD, pois não tem conseguido financiamento.

O seu desejo é de algum dia ver o logotipo do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas no seu trabalho, pois quer ver sua obra “reconhecida e valorizada” pelas autoridades cabo-verdianas.

O lançamento do DVD das duas peças “Chipitite” e “Bate ku liza” acontece esta quinta-feira na Livraria Pedro Cardoso, às 18:30, e vai estar a cargo da jornalista Marisa Carvalho e do DJ Pensador.

Comentários