Artigo

São Vicente: Dez concorrentes disputam a final do concurso Todo Mundo Canta

Cada concorrente deve interpretar dois temas musicais, um dos quais do folclore de Cabo Verde, e um outro à escolha do candidato.

créditos: Inforpress

Dez concorrentes oriundos de diversos bairros do Mindelo disputam este domingo, o1 de outubro, no Mindelo, a final do concurso de vozes Todo Mundo Canta, evento que decorre há cerca de seis meses, através de sessões eliminatórias.

Segundo o mentor da iniciativa, que já na 6ª edição, Eurico Évora, “tudo está preparado” para mais um “show de talentos” de 10 finalistas, os quais, precisou, nestes seis meses de actuções em palco e ensaios “já têm uma base” para continuar no mundo da música.

Cada concorrente deve interpretar dois temas musicais, um dos quais do folclore de Cabo Verde, e um outro à escolha do candidato.

Nas eliminatórias que antecederam a final, de acordo com o regulamento do concurso, os concorrentes tinham a obrigação de interpretar apenas temas musicais de Cabo Verde, mas para a final, segundo Eurico Évora, abriu-se uma exceção e permitir um tema internacional.

“Mas têm que interpretar uma música de Cabo Verde na final, as duas não podem ser internacionais”, reiterou Eurico Évora.

Os dez concorrentes são oriundos das zonas de Madeiralzinho (Dénio Fonseca, Júlio Costa e Eliana), Monte Sossego (Silvie e Dailene), Lazareto (Dalila), Fonte Fracês (Riziane), Chã de Alecrim (Roberto Roque), Fonte Meio (Divânia) e Fernando Pó (Rute).

A banda suporte é liderada pelo pianista Tchenta e dela fazem parte ainda Ivan (baixo), Pedro (guitarra) Djessa (cavaquinho) Yanick (saxofone), Djodje (bateria), para além de três coristas.

A organização deve realizar, por outro lado, já no mês de novembro, em São Vicente, a final nacional com a participação dos vencedores de concursos similares realizados em outros concelhos do país.

A final regional do concurso Todo Mundo Canta ocorre no Dia Mundial da Música, 01 de outubro, num dos hotéis do Mindelo, data que foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949, pela UNESCO, e  que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Comentários