Artigo

São Nicolau: “Bodje de Rabeca” estreia este sábado no cineteatro da Ribeira Brava

Bodje de Rabeca é a terceira produção do coletivo de artistas – Projeto Chiquinho, inspirada nas festas celebradas pela sonoridade das bandas de rabeca, que estará em estreia este sábado no cineteatro da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau.

Segundo uma nota enviada à Inforpress, o objetivo desta nova montagem do Projeto Chiquinho continua a ser a pesquisa e o resgate das manifestações e vivências culturais, para colocá-las em cena com uma desconstrução e releitura que vá de encontro com a alma do novo crioulo na sua busca por identidade.

Esta produção surge de uma parceria entre o coletivo de artista de São Nicolau – Projeto Chiquinho e a Câmara Municipal de Ribeira Brava, e conta com o patrocínio da empresa Águas de Ponta Preta.

“Bodje de Rabeca, baseado em performances reais, é uma mistura de teatro e concerto. No palco encontra-se uma banda completa que harmoniza todo o espetáculo com músicas tradicionais, para acompanhar os músicos, os atores (corpos bailantes) dão o ritmo como um chocalho frenético que dispara danças, contos e testemunhos”, lê-se na nota.

A peça conta com a encenação de Sara Estrela e colaboração/criação de movimentos de Rosy Timas, e a participação dos atores Bia Ramalho, Elídio Soares, Benvindo Cruz e Suzilene Nascimento, bem como uma banda ao vivo integrada por Chiquinho na rabeca, Netxa no violão Dy no Cavaquinho e Toy CabVerd no chocalho.

Comentários